Alimentos seguros para quem tem intolerância a lactose; veja os que não são

A intolerância à lactose ( intolerante à lactose ) pode afetar qualquer pessoa, tanto adultos quanto crianças. Quem tem essa condição deve ter muito cuidado na escolha do cardápio para comer. Porque o consumo de alimentos que contêm lactose pode causar uma série de sintomas no sistema digestivo .

No entanto, isso não significa que você não possa desfrutar de uma variedade de alimentos cheios de nutrição e mimar sua língua. Seguindo essas orientações, você pode escolher alimentos seguros para quem tem intolerância a lactose; veja os que não são

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um distúrbio do sistema digestivo quando o corpo não consegue produzir o suficiente da enzima lactase. Esta enzima é útil para quebrar a lactose, que é um açúcar natural contido no leite e seus derivados.

No corpo humano, a lactose deve ser decomposta em glicose e galactose, que são formas mais simples. Se o corpo não tiver lactase suficiente, a lactose não se decompõe e pode causar vários distúrbios digestivos.

As pessoas que sofrem de intolerância à lactose geralmente apresentam vários sintomas, como náusea, dor abdominal, inchaço e diarreia. Além disso, há também outros sintomas, como micção frequente , vômitos e sons estomacais.

As crianças podem até apresentar sintomas mais graves. O consumo de alimentos contendo lactose pode provocar vômitos e erupções cutâneas vermelhas na pele. Geralmente, os sintomas aparecem dentro de 30 minutos a 2 horas após a criança consumir lactose.

Em certos casos, as crianças podem perder peso devido a vários problemas digestivos que experimentam. A longo prazo, essa condição pode levar à desnutrição e ao crescimento lento das crianças.

Alimentos que contêm lactose que você precisa evitar

As pessoas que têm intolerância à lactose são aconselhadas a evitar o consumo de leite de vaca e seus derivados, incluindo queijo, manteiga e iogurte. A razão é que o leite de vaca é uma das maiores fontes de lactose.

No entanto, evitar completamente os laticínios pode não ser fácil, pois está presente em muitos produtos e pratos. O leite também é rico em proteínas, vitamina B12 , cálcio e vários outros nutrientes que você não deve perder.

Algumas pessoas com intolerância à lactose ainda podem comer manteiga que não contém muito leite. Especialmente se o produto for manteiga clarificada que quase não contém lactose.

Existem também vários tipos de iogurte que contêm boas bactérias que ajudam no processo de digestão da lactose no intestino. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition , este produto pode ser benéfico para pessoas com intolerância à lactose.

No entanto, qualquer alimento que contenha lactose ainda tem o potencial de causar problemas digestivos. Assim, as pessoas que sofrem de intolerância à lactose ainda são aconselhadas a evitar:

  • todos os tipos de leite animal,
  • queijo (especialmente queijo macio),
  • iogurte congelado e iogurte,
  • manteiga,
  • sorvete e sorvete contendo leite,
  • creme azedo ,
  • chantilly, dan
  • leitelho .

Alimentos sem lactose que são seguros para você

Para manter sua dieta rica em nutrientes, aqui estão uma variedade de alimentos sem lactose que você pode consumir.

1. Leite de nozes

A lactose é geralmente encontrada em vários produtos lácteos de origem animal, como cabras, vacas e ovelhas. Enquanto isso, o leite produzido a partir de nozes, como leite de soja , amêndoas e castanha de caju, não contém lactose.

Então, se você quiser beber leite ou comer cereais com leite, use leite de nozes. Você também pode fazer café, leite, chá, suco ou outras bebidas com uma mistura de amêndoa , soja ou leite de caju.

2. Vegetais verdes

Expanda o consumo de vegetais de folhas verdes, como espinafre , brócolis, folhas de mandioca e feijão. Esse tipo de vegetal é rico em cálcio e ferro, dois nutrientes que são encontrados em abundância em um copo de leite de vaca.

Como você não obtém seu cálcio de produtos lácteos de origem animal, alimentos sem lactose, como folhas verdes, podem salvar sua vida. Uma xícara de espinafre cozido pode fornecer 250 miligramas de cálcio, o que equivale a um copo de leite de vaca.

3. Peixes

Além dos vegetais verdes, outros alimentos sem lactose que podem atender às suas necessidades de cálcio são os peixes. Tipos de peixes que são ricos em cálcio incluem sardinha, salmão e atum. Esses peixes oferecem alto teor de cálcio e vitamina D.

Cada meia lata de sardinha contém aproximadamente 300 mg de cálcio. Portanto, não se esqueça de adicionar peixes e outros frutos do mar ao seu cardápio diário para atender às suas necessidades de cálcio.

4. Nozes

Se surgir o desejo de petiscar, deve-se evitar chocolate , balas, doces ou biscoitos que geralmente contêm leite. Uma das opções de lanche mais saudáveis ​​e seguras para pessoas com intolerância à lactose são as nozes.

Além de serem isentas de lactose, as nozes também contêm muitas proteínas e gorduras saudáveis ​​que são benéficas para o corpo. Esses alimentos também contribuem com a ingestão de cálcio que você não obtém do leite de vaca.

5. Sorvete

Não se preocupe, você não poderá desfrutar de sobremesas ou lanches frios que contenham lactose. Para um menu de sobremesas seguro, você pode escolher um sorvete de sucos de frutas sem leite de vaca.

Sorbet é um lanche frio que é saudável e amigável para aqueles que sofrem de intolerância à lactose. Além disso, o sorvete também é rico em vitaminas que são importantes para apoiar várias funções do corpo.

6. Ágar

Tenha cuidado se você quiser comer doces ou bolos. Esses tipos de alimentos geralmente contêm produtos lácteos, como manteiga, leite de vaca, creme ou queijo. Portanto, substitua-o por gelatina sem lactose.

O ágar-ágar é feito de algas marinhas, por isso é seguro para aqueles que têm intolerância à lactose. Como variação, você pode misturar a gelatina com cacau em pó real que não contém leite.

Sendo assim, o consumo de alimentos que contêm lactose pode desencadear distúrbios digestivos em pessoas com intolerância à lactose. Se você tem essa condição, experimente várias alternativas sem lactose que são mais seguras para o seu sistema digestivo.


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