Aqui estão sete alimentos fonte de colágeno que você não sabia

O colágeno parece ter se tornado um ingrediente que nunca está ausente da lista de composições de produtos para a pele . No entanto, você sabia que o corpo também pode obter os benefícios do colágeno de alimentos que contêm essa proteína? Escute aqui!

Alimentos que contêm colágeno

O colágeno é uma proteína importante que compõe a pele, ossos, tecido conjuntivo e tendões, então você o encontrará em abundância em alimentos de origem animal. Mesmo assim, não descarte você também pode encontrá-lo em vegetais e frutas.

Abaixo estão alguns exemplos de alimentos que contêm mais colágeno.

1. Caldo de osso

O caldo de osso é uma fonte popular de colágeno. Você pode fazê-lo fervendo os ossos de frango ou carne por 12 a 48 horas. Quanto mais tempo você ferver os ossos, mais rico será o colágeno e o sabor do caldo resultante.

Além do colágeno, o caldo de osso também é rico em cálcio, fósforo, magnésio, glucosamina e condroitina . No entanto, lembre-se de que a qualidade do caldo de osso é amplamente determinada pelos ossos e aditivos que você usa.

2. Frango

Você sabia que a maioria dos suplementos de colágeno são feitos de frango? Esses alimentos contêm todos os tipos de aminoácidos , que são substâncias formadoras de colágeno. A maior parte do colágeno de frango vem de seu tecido conjuntivo e cartilagem.

A proteína na carne de frango também é classificada como de alta qualidade devido ao seu conteúdo completo de aminoácidos. Graças a isso, muitos especialistas usam cartilagem e pescoço de frango como fonte de colágeno para o tratamento da artrite.

3. Clara de ovo

Os benefícios da clara de ovo como fonte de proteína não estão em dúvida. A clara de ovo de um ovo grande contém 6,2 gramas de proteína que pode atender cerca de 10% de suas necessidades diárias.

A clara de ovo também contém aminoácidos e uma proteína chamada albumina. Embora o conteúdo de colágeno da clara de ovo não seja tão alto, é rico em prolina, um aminoácido que seu corpo precisa para formar colágeno.

4. Peixes

Os peixes têm tecido e ossos de peixe que são ricos em colágeno de alta qualidade. Alguns especialistas até acreditam que os frutos do mar (frutos do mar) contêm colágeno que é mais fácil de digerir quando comparado ao colágeno de outras fontes.

Mesmo assim, lembre-se de que a maior parte do colágeno dos peixes é encontrada na cabeça, globo ocular e pele. Se você não gosta dessas partes, ainda pode obter sua ingestão de colágeno comendo carne e pele de peixe.

5. Alho

O alho não é um alimento que contém colágeno. Mesmo assim, o alho é rico em enxofre (enxofre), que é um mineral que ajuda a formar colágeno e evita a quebra do colágeno no organismo.

Se você quiser adicionar alho à sua dieta diária, lembre-se de usá-lo com moderação. O alho é saudável, mas o consumo excessivo pode desencadear uma dor de estômago.

6. Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranjas e limões não contêm colágeno. No entanto, o alto teor de vitamina C nessas frutas ajuda na formação de procolágeno, que é a matéria-prima do colágeno no corpo.

Como a cola, a vitamina C funciona “colando” vários aminoácidos para formar colágeno. Se acompanhado de uma dieta rica em proteínas , seu corpo terá colágeno suficiente para manter a estrutura de seus diversos tecidos.

7. Tomate e pimentão

Tomates e pimentas contêm vitamina C, que ajuda na formação de colágeno . Além disso, os tomates também são uma fonte de licopeno , um poderoso antioxidante que desempenha um papel importante na manutenção da pele saudável.

Assim como os tomates, os pimentões contêm uma substância chamada capsaicina. Um estudo publicado na revista African Health Sciences mostrou que a capsaicina tem potentes propriedades anti-inflamatórias contra os sinais de envelhecimento da pele .

O colágeno é uma importante proteína que mantém a estrutura e a flexibilidade de vários tecidos do corpo, incluindo a pele. Além de usar produtos de cuidados com a pele, você também pode obter a ingestão de alimentos diários.

Se necessário, você também pode obter a ingestão de colágeno de suplementos. No entanto, é uma boa ideia consultar seu médico primeiro para obter conselhos sobre como tomar os suplementos apropriados


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