Benefícios do café para saúde do corpo que você desconhece

O benefício mais popular do café entre o público é o alívio da sonolência. No entanto, você sabia que esta bebida de sabor amargo também tem vários outros benefícios para a saúde? Confira as avaliações sobre os benefícios e conteúdo nutricional do café junto com o seguinte, sim!

Conteúdo nutricional do café

O café é frequentemente usado como uma bebida obrigatória que é consumida todos os dias para algumas pessoas. A razão é que acredita-se que o café seja um impulsionador de energia ao começar o dia.

Antes de discutir os benefícios do café, você deve primeiro entender o conteúdo nutricional contido nele.

O site de dados de composição de alimentos da Indonésia afirma que o conteúdo nutricional em 100 gramas (g) de café moído instantâneo é o seguinte:

  • Água: 2,6 g
  • Energia: 129 calorias (Cal)
  • Proteína : 12,3 g
  • Gordura : 0,5 g
  • Carboidratos (CHO): 35,0 g
  • Cinza (ASH): 9,7 g
  • Cálcio (Ca): 179 miligramas (mg)
  • Fósforo (F): 383 mg
  • Ferro (Fe): 5,6 mg
  • Sódio (Na): 72 mg
  • Potássio (K): 3,256 mg
  • Cobre (Cu): 0,14 mg
  • Riboflavina (Vit. B2): 0,21 mg
  • Niacina (niacina): 30,6 mg

Além de carboidratos, proteínas e um pouco de gordura, o café também contém cafeína , magnésio e produtos químicos vegetais.

Esses produtos químicos vegetais incluem polifenóis (contendo ácido clorogênico e ácido quínico) e diterpenos (contendo cafestol e kahweol).

Benefícios do café para a saúde

O café é uma bebida estimulante que contém cafeína. O conteúdo pode aumentar a energia, o estado de alerta, o humor e a função cerebral.

Bem, se você beber conforme necessário, aqui estão os vários benefícios do café para a saúde do seu corpo:

1. Manter a saúde do coração

Citado no site da Harvard School of Public Health , beber café regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames .

Isso é evidenciado em vários estudos citados no site.

Acredita-se que beber 4 ou mais xícaras de café por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral em 20% em comparação com pessoas que não bebem café.

Uma pesquisa publicada na revista Current Cardiology Reports prova que beber café regularmente em doses moderadas não afeta negativamente a saúde cardiovascular.

2. Mantenha o peso corporal ideal

Outro benefício que você pode tirar do consumo de café é manter um peso corporal ideal , talvez até ajudando a perdê-lo.

O estudo, publicado no European Journal of Clinical Nutrition , analisou a comparação da frequência do consumo de café entre indivíduos que queriam perder peso e aqueles que não queriam.

Como resultado, aqueles que queriam perder peso relataram beber mais café e bebidas com cafeína do que aqueles que não o fizeram.

Assim, o consumo de bebidas cafeinadas pode ajudar na perda de peso ou nos esforços de manutenção de uma pessoa.

3. Reduzir o risco de diabetes tipo 2

Além de perder peso, o café também tem benefícios para reduzir o risco de diabetes tipo 2 .

A Clínica Mayo afirma que existem vários estudos que comprovam que o consumo de café, contendo ou não cafeína, pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

No entanto, se você já tem diabetes, a cafeína no café corre o risco de afetar os níveis de açúcar no sangue, seja mais alto ou mais baixo.

Portanto, você deve consultar seu médico se quiser tomar café, mas tiver diabetes tipo 2.

4. Manter a saúde do cérebro

A cafeína no café tem muitos efeitos positivos no cérebro , como aumentar o estado de alerta, ajudar na concentração, melhorar o humor e reduzir o risco de depressão.

Além disso, a revista Practical Neurology afirma que o consumo de café pode prevenir o declínio cognitivo na função cerebral, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer .

Isso significa que a ingestão diária de café e cafeína é segura para incluir em uma dieta equilibrada e saudável.

De fato, a ingestão de café também não precisa ser interrompida em idosos (idosos).

5. Manter a saúde do fígado

O próximo benefício do café está relacionado à saúde do fígado . O Journal of Clinical Gastroenterology afirma que a ingestão de café tem o potencial de reduzir a quantidade de gordura no fígado.

Estudos em animais mencionados na revista mostram que o conteúdo químico do café pode ajudar no processo de desintoxicação das células cancerígenas no fígado.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para provar com que eficácia o café pode ajudar a tratar a doença hepática crônica.

6. Reduz o risco de câncer

Como mencionado acima, o café pode ser benéfico na redução do risco de câncer de fígado.

O site da Harvard School of Public Health também afirma que o café pode afetar o desenvolvimento do câncer, desde o aparecimento das células cancerígenas até sua morte.

Diz-se que o teor de cafeína no café interfere no crescimento e disseminação de células cancerígenas.

A American Cancer Society diz que existem vários estudos que comprovam que o café pode reduzir vários tipos de câncer, incluindo:

  • câncer de próstata,
  • câncer de coração,
  • câncer de endométrio e
  • alguns cânceres de boca e garganta.

7. Reduz o risco de cálculos biliares

Existem vários benefícios da cafeína no café, que se diz prevenir a formação de cálculos biliares.

Isso ocorre porque o teor de café é capaz de impedir a formação de colesterol que provoca a formação de cristais ou pedras na vesícula biliar .

O conteúdo pode estimular as contrações no saco e aumentar o fluxo biliar, para que o colesterol não se acumule ali.

Dicas para tomar café com segurança

Uma xícara de café coado geralmente contém cerca de 95 mg de cafeína. Beber café que ainda é considerado razoável é de 3 a 5 xícaras ou uma média de 400 mg de cafeína por dia.

Mesmo assim, a dose de café pode ser diferente para cada pessoa. A dose que você precisa depende da sua idade, saúde e várias outras condições.

Aqui estão algumas coisas que você precisa prestar atenção antes de consumir café:

  • Determine quanto café você bebe e como isso afeta seu humor e padrões de sono.
  • Armazene o café em local fresco e seco, longe do calor e da umidade.
  • Os sintomas de abstinência geralmente ocorrem após o uso de café por um longo período.

O café nem sempre é seguro para o consumo de todos. Portanto, é melhor discutir com seu médico para descobrir a dose certa para você.


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