Café descafeinado é saudável? Veja como preparar o seu em casa

O café é uma bebida favorita para começar o dia com mais energia. No entanto, o teor de cafeína no café faz com que você tenha que limitar seu consumo. O café descafeinado é considerado uma alternativa mais saudável.

O que é café descafeinado?

Na verdade, o café descafeinado não é livre de cafeína, aliás, ainda tem, mas não tanto quanto o café em geral. Cerca de 97% do teor de cafeína neste tipo de café é perdido.

Existem muitas maneiras de remover a cafeína dos grãos de café, como o uso de água e solventes orgânicos ou dióxido de carbono. Comparado ao café comum, este café tem sabor mais leve e cor e aroma menos intensos.

Citando Healthline , a pesquisa descobriu que 1 xícara de café descafeinado (180 ml/mililitro) contém 0-7 miligramas (mg) de cafeína. Enquanto no café normal, o teor de cafeína atinge 70-140 mg por porção.

Pode realmente ser uma alternativa para reduzir a cafeína?

Se você é sensível à cafeína ou deseja reduzi-la por certos motivos de saúde, o café descafeinado pode ser uma opção. Isso ocorre porque o teor de cafeína é muito menor do que o café comum.

A cafeína tem vários benefícios, como melhorar o humor, aumentar o metabolismo e torná-lo mais energético.

No entanto, consumir muita cafeína pode causar vários problemas de saúde, como ansiedade, insônia, problemas digestivos, aumento da frequência cardíaca e efeito adverso na fertilidade .

Portanto, você pode usar o café descafeinado como alternativa para reduzir a ingestão de cafeína para quem ainda deseja tomar café.

O que você precisa saber que o café comum e o café descafeinado contêm benefícios quase iguais. A razão é que tanto o café descafeinado quanto o café normal contêm antioxidantes que são úteis para afastar os radicais livres.

O ácido hidrocinâmico e os polifenóis são os principais tipos de compostos antioxidantes neste tipo de café que podem reduzir os danos oxidativos e ajudar a prevenir várias doenças, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2 .

No entanto, alguns estudos dizem que o café descafeinado contém 15% menos antioxidantes devido ao processo de remoção de cafeína. Enquanto isso, o conteúdo nutricional do café varia, incluindo 2,4% de magnésio, 4,8% de potássio e 2,5% de vitamina B3.

Como fazer seu próprio café descafeinado em casa

Embora este café já seja amplamente vendido no mercado, você mesmo pode fazer em casa. No entanto, realmente fazer café descafeinado não é tão simples quanto parece. Confira uma maneira simples de fazer seu.

Embeber grãos de café

A primeira coisa a fazer é molhar os grãos de café. Você pode mergulhá-los em água ou usando uma solução de acetato de etila ou cloreto de metileno. O que está encharcado são os grãos de café ainda verdes e frescos, não os grãos que foram torrados.

Encha uma tigela de grãos de café com água quente ou solvente e deixe de molho por alguns minutos. Em seguida, coe e repita novamente. Este processo de filtragem repetido determina quanta cafeína é removida.

Grãos de café torrados

O próximo processo que pode ser feito é torrar os grãos de café. Você pode assá-los no forno colocando os grãos de café embebidos em uma assadeira de metal. Espalhe os grãos de café e certifique-se de que nenhum grão se acumule.

Asse os grãos de café por cerca de 10 a 15 minutos a cerca de 230° Celsius. Depois disso, retire e deixe esfriar.

Moer grãos de café e preparar

Prepare um moedor de café e comece a moer os grãos de café torrados. Depois que tudo estiver perfeitamente moído, prepare o café com água quente.

Tente derramar água fervente a uma temperatura de cerca de 90 – 90,6° Celsius. Para melhorar o sabor do café, misture 10 gramas de café em 180 ml de água na sua xícara favorita.


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