Como determinar o melhor tempo de exercício para o corpo

Qual é o melhor momento para o exercício regular ? É a manhã depois de acordar? Ou à tarde e à noite, quando você termina de fazer todas as suas atividades e depois aproveita para se exercitar? Para tornar o exercício mais eficaz e benéfico para a saúde, você deve conhecer fatores importantes, um dos quais é o alarme que os músculos do corpo têm.

Um estudo afirma que os músculos e a estrutura do corpo têm seu próprio tempo e alarme para determinar quando se exercitar e quando parar. Então, qual é o momento certo para se exercitar nas 24 horas que você tem em um dia?

Descubra o melhor tempo de exercício de acordo com pesquisas

Você sabia que todas as células do corpo têm seu próprio relógio e horário para realizar cada tarefa? O relógio biológico natural, também conhecido como ritmo circadiano, tem a função de cronometrar o corpo para comer, dormir, acordar ou realizar várias outras funções.

Portanto, se você tiver 24 horas em um dia, o corpo automaticamente regulará e determinará o horário para comer e outras atividades. Todas as células do corpo têm um ritmo circadiano, incluindo os músculos que você usa para realizar várias atividades.

Um estudo realizado por pesquisadores da Northwestern University, afirma que o ritmo circadiano que os músculos possuem torna todos os movimentos que eles produzem mais eficazes. Portanto, para determinar o melhor horário para se exercitar, é importante conhecer o relógio natural dos músculos.

1. O exercício matinal faz com que as atividades pareçam mais frescas

Exercitar-se pela manhã tornou-se algo comum e é amplamente praticado por vários grupos por seus benefícios à saúde.

Um estudo testou 100 pessoas para determinar o efeito do tempo de exercício na influência dos ritmos circadianos nos dias seguintes. Por meio dessa pesquisa, sabe-se que se exercitar às 7 da manhã pode te ajudar a iniciar as atividades mais cedo no dia seguinte.

Isso significa que você pode se sentir revigorado ao longo do dia e pronto para se exercitar mais cedo depois de acordar do que à tarde ou à noite.

Antes do café da manhã é o melhor momento para se exercitar pela manhã, pois pode queimar até 20% mais gordura. No entanto, se você estiver preocupado com o consumo rápido de energia durante o treino, encha o estômago com cerca de 2 horas de antecedência. Isso evitará a ocorrência de dor abdominal durante o exercício .

2. O exercício durante o dia é mais eficaz para a condição corporal

Um estudo na revista sobre metabolismo conduziu experimentos em camundongos para ver se os músculos tinham um relógio natural para a atividade. Como resultado, descobriu-se que os ratos corriam mais ativamente em brinquedos giratórios quando o faziam à noite. Os ratos são animais noturnos ou são mais ativos à noite.

Com base nesses resultados, os pesquisadores concluíram que os genes estão envolvidos na regulação do ritmo circadiano dos camundongos para funcionar de forma muito eficaz à noite. Este gene de camundongo também tem o corpo humano. Por outro lado, os humanos são mais ativos durante o dia. Portanto, os pesquisadores supõem que os humanos serão mais eficazes para se exercitar durante o dia.

Se pretende fazer exercício durante o dia, deverá fazê-lo entre as 14h00 e as 18h00. Durante esse período, a temperatura do corpo está no máximo, o que pode otimizar a função e a força muscular , a atividade enzimática e a resistência durante o exercício. Evite se exercitar no meio de um dia muito quente, pois pode ser bastante perigoso para o corpo.

3. Exercite-se à tarde e à noite se estiver muito ocupado com atividades

Se você está muito ocupado e não tem tempo para se exercitar pela manhã, então realmente não importa fazer essa atividade física à tarde ou à noite. Se você quiser se exercitar por mais tempo sem se preocupar em colidir com outras atividades, a tarde ou a noite pode ser o melhor momento para você.

Outras pesquisas mostram que o exercício da tarde ou da noite pode melhorar a qualidade do sono de uma pessoa. Uma pesquisa descobriu que 76-83% das pessoas que se exercitavam antes de dormir tinham melhores melhorias na qualidade do sono do que aquelas que não se exercitavam.

O corpo também tem o tempo de reação mais rápido neste período de tempo, tornando-o adequado para treinamento intervalado de alta intensidade. Mas você também pode praticar outros esportes, como caminhada rápida ou corrida para aumentar sua frequência cardíaca novamente, o que diminuirá à tarde e à noite.

Qual é o melhor momento para se exercitar?

Até o momento, não existem estudos definitivos ou benchmarks que indiquem o melhor momento para se exercitar. As pessoas que têm dificuldade em acordar de manhã terão dificuldade em se exercitar pela manhã. Enquanto isso, o exercício noturno, que a pesquisa mostra que pode melhorar a qualidade do sono, pode até dificultar o sono de algumas pessoas.

Mas, vale ressaltar que é importante escolher as atividades esportivas que você prefere para se motivar mais facilmente.

Exercitar-se é certamente melhor do que não se exercitar. Existem vários tipos de exercícios que você pode fazer ao longo do dia, incluindo:

  • caminhar , correr e correr,
  • nadar,
  • bicicleta,
  • exercício aeróbico ou dança ( dança ),
  • subir e descer escadas ,
  • treinamento de força e levantamento de peso,
  • ioga ou pilates,
  • boxe
  • artes marciais

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