Conheça 3 posições para dormir que são boas para a saúde

Sua posição de dormir favorita não é necessariamente uma boa posição de dormir para a saúde. Muitas vezes, uma posição de dormir considerada confortável na verdade causa dores e distúrbios do sono. Por isso, é importante saber a posição certa para dormir e de acordo com o seu estado de saúde. Neste artigo conheça 3 posições para dormir que são boas para a saúde

Ter um sono de boa qualidade é importante para manter a saúde física e mental. Em crianças e adolescentes, o sono também desempenha um papel no apoio ao seu crescimento e desenvolvimento. Um dos fatores que podem melhorar a  qualidade do sono é a posição de dormir.

Uma boa posição para dormir geralmente é diferente para cada pessoa, dependendo das condições de saúde vivenciadas. Algumas condições médicas que exigem posições especiais para dormir são aquelas que têm problemas na coluna, estão grávidas, sofrem de ácido estomacal ( DRGE ) e têm alergias.

Embora seja difícil aplicá-lo em uma noite, não custa tentar ajustar uma boa posição para dormir de acordo com seu estado de saúde.

Escolha de boas posições para dormir para a saúde

A seguir estão algumas posições para dormir que são boas para a saúde e você pode tentar aplicar:

1. Decúbito dorsal

A posição supina é uma boa posição para dormir para a maioria das pessoas. Dormir de costas permite que a cabeça, o pescoço e a coluna fiquem em posição paralela. Assim, não há pressão extra no corpo e não causa dor em certas partes do corpo.

Dormir de costas pode prevenir o refluxo ácido, mas certifique-se de que o travesseiro que você usa suporta bem a cabeça. Dormir de costas não é recomendado para pessoas que têm o hábito de roncar durante o sono e pessoas com  apneia do sono .

2. Lateral

A posição lateral também é a posição de dormir preferida de muitas pessoas. Esta posição é pensada para otimizar a eliminação de resíduos do cérebro e reduzir o risco de  doença de Alzheimer e doença de Parkinson .

Pacientes  com doença do ácido gástrico e apneia do sono , bem como mães que acabaram de dar à luz  , também são aconselhadas a escolher uma posição lateral para dormir. No entanto, essa posição de dormir também tem desvantagens, como fazer os seios caírem nas mulheres, desencadear rugas no rosto e limitar a respiração pelo diafragma.

3. Estômago

A posição de bruços é uma posição de dormir na qual apenas um pequeno número de pessoas está interessado, porque essa posição pode aumentar a pressão nas articulações, músculos do pescoço e nervos. Posicionar o pescoço apenas de um lado por horas pode causar dor, dormência ou  formigamento .

No entanto, decúbito ventral pode ser uma boa posição para dormir se você tem o hábito de  roncar durante o sono e não sofre de dores no pescoço ou nas costas . Esta posição também não é boa para manter a forma da mama.

No entanto, se você quiser tentar dormir de bruços, é aconselhável colocar um travesseiro para apoiar a testa e posicionar o rosto ou a cabeça para baixo, não para a esquerda ou para a direita. Isso permitirá que você respire melhor.

Boas posições de sono para bebês e mulheres grávidas

Uma boa e segura posição de dormir para bebês é a posição supina. Dormir de bruços ou de lado é considerado menos seguro para os bebês porque pode dificultar a respiração.

Além disso, os bebês que dormem de lado têm medo de mudar de posição para prona e correm o risco de síndrome da morte súbita infantil ( SIDS ).

Enquanto isso,  uma boa posição de dormir para mulheres grávidas  é de lado para o lado esquerdo. Essa posição é boa para mulheres grávidas porque pode aumentar o fluxo sanguíneo para a placenta e para o bebê no útero e impedir que o útero pressione o fígado.

Se as mulheres grávidas se sentirem desconfortáveis ​​com a posição de dormir do lado esquerdo durante a gravidez, ocasionalmente mude o lado para a posição direita para reduzir a pressão no quadril esquerdo. As mulheres grávidas também podem colocar um travesseiro sob as costas para reduzir a dor.

Você pode tentar aplicar uma boa posição de dormir acima e ajustá-la ao seu estado de saúde. Se você tem problemas para dormir ou tem problemas para dormir, não hesite em consultar um  médico para que a causa possa ser identificada e o tratamento adequado.


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