Entenda a importância de escolher o tênis adequado para cada esporte

Geralmente você usará sapatos quando estiver se exercitando. Mas muitas vezes temos apenas qualquer tipo de calçado sem considerar as atividades a serem realizadas. Podemos escolher calçados esportivos com base no preço, cor, modelo e marca. De fato, cada tipo de calçado foi projetado especificamente para determinadas atividades. E neste artigo, queremos que você entenda a importância de escolher o tênis adequado para cada esporte.

Escolha o tipo de calçado desportivo de acordo com as suas necessidades

Cada modalidade de esporte tem suas próprias características de movimento. Diferentes movimentos exigem que você use diferentes tipos de calçados esportivos, começando pelo design, material e peso do tênis. Aqui estão alguns exemplos de sapatos que são ideais para certos tipos de esportes.

1. Chuteiras

Ao jogar futebol, seus sapatos estarão sob muita pressão, especialmente ao jogar em superfícies duras, como um campo com grama artificial. Os sapatos podem adicionar pressão aos seus pés. Essa pressão nos pés pode causar calos e unhas encravadas .

2. Tênis de basquete

Como já mencionado, cada esporte tem seu calçado apropriado, e para jogos de basquete tem uma sola grossa e rígida. Isso lhe dará estabilidade extra ao correr no campo. Os tênis de basquete geralmente têm um modelo de cano alto que pode apoiar o tornozelo durante mudanças rápidas de direção, bem como quando você pula e aterrissa.

3. Tênis e tênis de squash

Tênis e squash exigem muito movimento lateral. Tênis de corrida comuns não fornecem a estabilidade adequada para esse movimento. Tênis e tênis de squash são mais pesados ​​e rígidos do que tênis de corrida comuns. Este design é perfeito para atividades de parada e partida , que exigem que você pare e se mova repentinamente.

4. Tênis para corrida

Este é bom e adequado apenas para você usar durante a corrida. Os tênis de corrida são flexíveis, então seus pés podem dobrar quando você pisa, mas não são adequados para esportes com muitos movimentos laterais, como tênis. Este tipo de sapato deve ficar confortável no pé. Se for muito estreito, você pode ter bolhas e hematomas nas unhas dos pés.

5. Calçado para caminhada

Caminhar é um exercício que qualquer um pode fazer. Os sapatos para caminhada devem ser leves e fornecer amortecimento para os calcanhares e tornozelos. Procure sapatos com solas levemente arredondadas, que o ajudarão a transferir seu peso de forma mais suave do calcanhar para o dedo do pé.

6. Calçados esportivos aeróbicos

Para fazer aeróbica, o tipo do sapato devem ser leves para evitar fadiga durante o exercício. Este tipo de sapato também deve ter um sistema de absorção de choque extra para evitar dores no calcanhar e tornozelo. Para apoiar o exercício aeróbico, também é aconselhável fazer exercícios em uma superfície macia, por exemplo, em um colchonete.

7. Tênis de treino cruzado

Os tênis de cross-training também são projetados para permanecerem eficazes na prática de vários outros tipos de esportes, como tênis ou esportes na academia . Esses sapatos devem ter boa flexibilidade no antepé para correr, enquanto a sola também pode suportar movimentos laterais.

Por que é importante usar os sapatos esportivos certos?

A escolha se torna importante porque além de proteger seus pés de pedras e outros objetos que podem machucá-los, usar os sapatos certos pode protegê-lo de possíveis lesões durante o exercício . Ao reduzir o risco dessas lesões, é claro que você pode fazer essa atividade física com mais conforto.

Algumas das lesões que você pode evitar usando os sapatos certos incluem dores nas canelas , tendinite de Aquiles e bolhas nos pés que são dolorosas quando você pisa em seus pés.

Como escolher bons sapatos esportivos?

Os calçados esportivos certos podem ajudá-lo a melhorar seu desempenho esportivo e prevenir lesões.

Considere comprar calçados esportivos em uma loja especializada em equipamentos esportivos.

Experimente os sapatos depois de se exercitar ou depois de uma corrida ou no final do dia. Nesse momento, os pés ficam no tamanho maior para evitar que os sapatos fiquem muito pequenos quando você os usa para atividades.

Use as meias que você normalmente usa para se exercitar ao experimentar os sapatos.

Certifique-se de que você pode mover os dedos dos pés livremente ao usar sapatos.

Bons sapatos farão com que você se sinta imediatamente confortável quando usado. Isso porque, não há necessidade de se acostumar com isso primeiro para ser usado várias vezes até que se sinta confortável.

Tente caminhar ou correr por um tempo em seus sapatos. Sinta se os sapatos são confortáveis ​​quando você os usa.

Reorganize seus cadarços começando no final. Aperte com a mesma força ao longo da perna.

Quando você corre, bons sapatos proporcionam boa aderência em seus calcanhares. Portanto, não é fácil escorregar ao caminhar ou correr.

Vale lembrar que para tênis também há prazo de  validade, por isso é importante substituí-los regularmente. A data de validade dos sapatos geralmente é após 300 horas de exercício ou corrida de 480 a 800 km. Nesse momento, a condição da sola do sapato costuma estar desgastada e se você continuar a usá-la pode aumentar o risco de lesões.

Você não precisa ter um par de sapatos para cada esporte. Mas você pode considerar a necessidade desses calçados esportivos se praticar o mesmo esporte três ou mais vezes por semana, portanto, precisa de calçados especiais para esse tipo de esporte.


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