Esta é a versão mais saudável do café cappuccino; veja como preparar

Em meio à tendência do café gelado com leite de palma, o café mainstream como o cappuccino nunca parece estar vazio de entusiastas. Agora, em vez de beber um cappuccino com alto teor de açúcar de uma loja, vamos tentar fazer você mesmo uma versão mais saudável!

A origem do capuccino

Cappuccino apareceu pela primeira vez como um ‘capuziner’ nas cafeterias de Viena, Áustria, em 1700. Kapuziner é descrito como café com creme e açúcar. Alguma literatura também menciona que esta bebida é misturada com um pouco de tempero.

O Kapuziner tem uma cor marrom semelhante às vestes usadas pelos monges capuchinhos (pronuncia-se Kapuzin) em Viena. Bem, é daí que vem o nome cappuccino. Em italiano, ‘Capuchinho’ significa literalmente véu ou capuz, e reflete a camada de espuma de leite que cobre o café. o nome dado aos monges capuchinhos por seus mantos com capuz.

Embora o nome ‘Kapuziner’ tenha sido usado em Viena, o próprio cappuccino foi inventado na Itália, e o nome foi adaptado para ‘Cappuccino’. Os primeiros cappuccinos foram feitos no início de 1900. Pouco depois, a máquina de café expresso tornou-se popular em 1901.

Após a Segunda Guerra Mundial, a forma de fazer cappuccino passou por diversas melhorias e simplificações na Itália. Isso se deve ao desenvolvimento de melhores máquinas de café expresso, tornando mais fácil para os baristas misturar o café.

Cappuccino só é bebido de manhã

 

Em seu país de origem, este café é servido apenas pela manhã no café da manhã. De acordo com as pessoas de lá, beber uma xícara desse café pela manhã é suficiente para bloquear o estômago por causa do teor de leite nele.

Esta é a razão pela qual muitas cafeterias na Itália só vendem café cappuccino até as 10h e não aceitam mais pedidos à tarde ou à noite. É diferente na Indonésia. Você pode desfrutar de uma xícara deste café pela manhã, tarde ou noite.

Para algumas pessoas, este tipo de café é o preferido porque tem um sabor cremoso e espumoso. Ao saborear esta xícara de café, sua boca ficará cheia de espuma espessa de leite.

Então, lentamente, a espuma de leite misturada com o leite e o expresso desaparecerá na boca. Se for essa a sensação que você terá se beber este café.

Conteúdo de nutrientes no cappuccino

Cappuccino é uma bebida de café feita a partir de uma combinação de café expresso e leite vaporizado , depois revestido com espuma de leite espessa. Ao contrário do espresso que é quase zero nutrição, um copo de cappuccino contém uma série de valores nutricionais adicionais derivados do leite, como calorias, gorduras e carboidratos. Mesmo assim, é claro que os componentes nutricionais deste café variam dependendo do tipo de leite usado posteriormente.

  • Um copo alto (12 onças) de cappuccino com leite integral pode conter até 110 calorias, 6 gramas de gordura (4 gramas de gordura saturada) e 6 gramas de proteína.
  • Um copo alto (12 onças) de cappuccino sem açúcar com leite de soja contém 80 calorias, 3 gramas de proteína e 2 gramas de gordura.
  • Um copo alto de cappuccino misturado com leite desnatado contém 90 calorias e 7 gramas de proteína.

Especiarias como canela e noz-moscada às vezes são adicionadas para dar sabor extra. No entanto, essas especiarias geralmente não adicionam calorias adicionais ao café que você bebe.

Se você adicionar açúcar ou mesmo creme, as calorias e a gordura contidas neste café também serão certamente maiores. Enquanto o teor de cafeína em uma xícara de café é o tamanho médio de 75 mg de Tall.

Este café não é considerado uma bebida rica em nutrientes, mas contém altos níveis de vitamina A , ferro e cálcio. Novamente, considerando que este café contém leite, é o leite contido nele que contribui para fornecer a ingestão nutricional – embora não tanto.

Um copo alto (12 onças) de cappuccino sem açúcar com leite de soja contém 6% do total recomendado de vitamina A, 16% de cálcio e 3% de ferro. Se o cappuccino que você consome for feito com leite desnatado, ele contém 9% de vitamina A e 20% de cálcio da necessidade diária total. Enquanto um cappuccino com leite integral contém 5% de vitamina A e 23% de cálcio da recomendação diária total.

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que ajuda no metabolismo celular, enquanto o cálcio desempenha um papel na manutenção de ossos e dentes saudáveis. O ferro transporta oxigênio pelo sangue.

Dicas para fazer cappuccinos saudáveis

Como explicado acima, este café é uma combinação de café e leite. Felizmente, não há critérios específicos sobre o tipo de leite que deve ser usado para fazer essa xícara de café. Você pode usar todos os tipos de leite. Mesmo assim, cada leite dará um sabor diferente à bebida que você beberá mais tarde.

Se você é um conhecedor de cappuccino, mas quer beber uma versão mais saudável, você deve escolher leite com baixo teor de gordura (leite com baixo teor de gordura). Enquanto isso, para aqueles que querem experimentar cappuccino, mas são alérgicos ao leite de vaca, não precisam se preocupar.

Você pode desfrutar com segurança de uma xícara de cappuccino usando uma mistura de leite de soja ou leite de amêndoa. Além de serem mais amigáveis ​​à digestão, esses dois leites também são certamente mais saudáveis ​​porque contêm menos gordura e calorias do que o leite de vaca comum.

Como fazer um cappuccino sem máquina de café

Cappuccino é um tipo de café que é servido com café expresso como ingredientes básicos. Em vez de gastar muito dinheiro para comprar um cappuccino em uma cafeteria, você pode fazê-lo em casa.

Eits, não pense que você usará café instantâneo . Você deve saber que o café instantâneo geralmente é adicionado de açúcar ou adoçantes artificiais. A ingestão excessiva de açúcar no organismo pode causar distúrbios metabólicos, dificuldade de controlar o apetite e aumento de açúcar no sangue para diabetes (diabetes tipo 2).

Aqui está uma maneira fácil de fazer um cappuccino sem uma máquina de café:

Expresso

Não se preocupe em não ter uma máquina de café expresso, porque você ainda pode fazer uma xícara de cappuccino quente ou quente sem uma máquina de café. Se você não tiver uma máquina de café expresso, poderá usar outras ferramentas, como gotejamento clássico, cafeteira mocha, prensa francesa e assim por diante.

No entanto, se você não tiver essas ferramentas, não precisa se preocupar. Você ainda pode, realmente, saborear uma xícara de cappuccino com prazer. Você pode usar café moído, também conhecido como café moído, como quiser.

Ferva a água e deixe descansar por pelo menos 1 minuto. Depois disso, despeje água quente em uma xícara que recebeu café moído. Mexa e deixe repousar alguns instantes até que a borra de café diminua. Quando a borra de café tiver sido confirmada, transfira a água do café para outro copo.

Para separar completamente o café da borra, você também pode filtrar o café usando papel de filtro ou um pano seco. Primeiro, cole o pano ou papel de filtro na borda do copo usando um elástico.

Em seguida, coloque a borra de café no filtro. Lave suavemente as bordas do papel de filtro ou pano com um pouco de água quente para distribuir uniformemente a umidade.

Se for uma receita, lave lentamente o café moído com água quente novamente. Após encher o copo, retire o pano ou papel filtro do copo.

Espuma de leite

Terminado o negócio do espresso, há mais um “dever de casa” que você precisa fazer, que é fazer espuma de leite . Fazer espuma de leite na verdade não requer equipamentos sofisticados. Você pode usar as ferramentas que tem em casa.

Embora não haja uma regra fixa de que tipo de leite é necessário para fazer um cappuccino, seria melhor se você usasse leite com baixo teor de gordura. Além de ser mais saudável, este leite também é uma boa opção para quem está de dieta. Você também pode usar outros leites à base de plantas, como leite de soja ou leite de amêndoa.

Aqui estão os passos fáceis para fazer e espumar leite:
  • Ferva um copo (250 m) de leite branco com baixo teor de gordura em fogo médio. Aqueça até ferver ou borbulhar.
  • Transfira o leite fervido para uma garrafa térmica resistente ao calor. Certifique-se de que a garrafa térmica esteja bem fechada.
  • Agite a garrafa térmica rápida e repetidamente por 30 segundos ou até que o leite fique espumoso.
  • A espuma de leite está pronta para uso.

Receita de capuccino caseiro

Depois que todos os ingredientes estiverem disponíveis, aqui está um guia para fazer cappuccinos que você pode experimentar em casa.

  • Prepare sua xícara de café favorita.
  • Digite o café expresso que você fez anteriormente.
  • Despeje o leite líquido no copo.
  • Adicione espuma de leite a gosto.
  • Polvilhe canela, noz-moscada ou cacau em pó em cima da espuma como enfeite.
  • O cappuccino está pronto para ser apreciado.
  • Você também pode aproveitar este café gelado adicionando cubos de gelo a gosto.

Então, está provado, certo que você pode desfrutar de uma xícara de cappuccino quente/frio sem precisar sair de casa? Boa sorte tentando a receita acima, sim!

Lembrar! Beba cappuccino, não use açúcar

Muitas literaturas afirmam que o café é uma bebida que oferece muitos benefícios à saúde. No entanto, tenha cuidado. Junto com a tendência de beber café cada vez mais diversificada, agora a xícara de café que você pede pode realmente prejudicar sua saúde.

O consumo de açúcar em pequenas doses não é muito para se preocupar. Infelizmente, a maioria de nós come muito açúcar todos os dias. Quando você pede uma xícara de cappuccino gelado com adição de açúcar, calda ou chantilly por cima, você pode imaginar quanto açúcar você obtém dessa bebida? Sem falar se você come arroz e lancha outros petiscos. Sim, é por isso que é aconselhável pedir qualquer tipo de café sem adição de açúcar.

Se você ainda escolher bebidas de café da moda que são enriquecidas com açúcar, xarope ou chantilly, os riscos de riscos à saúde superam em muito os benefícios. Não apenas sobre a ingestão excessiva de calorias, mas o risco de um aumento significativo do açúcar no sangue também o assombra. Beber café moderno com uma variedade de ingredientes adicionais mencionados acima aumenta a ingestão de gordura e açúcar em seu corpo.

Cada colher extra de adoçante em sua xícara de cappuccino pode aumentar o excesso de calorias no corpo. Essa ingestão excessiva de calorias pode desencadear o acúmulo de células de gordura no corpo. Por exemplo, hoje você bebe uma xícara de cappuccino com calda de baunilha contém 150 calorias.

Embora pareça trivial, mas com a adição de tanto açúcar e xarope, a ingestão calórica deste café excedeu o que o corpo realmente precisa para suportar seu peso corporal ideal. Se você fizer esse hábito de beber café continuamente, é provável que seu peso aumente drasticamente. Além disso, seu risco de desenvolver doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, também será maior.

Então, seja sábio em saborear uma xícara de café que você vai beber, sim!


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