Este é o cardápio para uma dieta saudável todos os dias

Um cardápio de dieta saudável é uma lista de alimentos nutritivos equilibrados com nutrientes adaptados às necessidades do corpo todos os dias. Este cardápio não é apenas para aqueles que desejam perder peso, mas também para todos que desejam viver uma vida saudável.

Para obter o máximo de benefícios, seu cardápio de dieta saudável  deve conter uma variedade de nutrientes essenciais que seu corpo precisa. Os nutrientes essenciais são nutrientes que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, por isso devem ser atendidos pelo consumo de alimentos que contenham esses nutrientes.

Os nutrientes essenciais que devem ser incluídos em uma dieta saudável são divididos em duas categorias, a saber, macronutrientes e micronutrientes. Macronutrientes são nutrientes que o corpo precisa em grandes quantidades para fornecer energia para o corpo. Os macronutrientes consistem em  carboidratos , proteínas e gorduras.

Enquanto isso, os micronutrientes são nutrientes que sustentam o desempenho do organismo, e são suficientes para serem consumidos em pequenas quantidades. Os micronutrientes incluem vitaminas e minerais.

A importância dos nutrientes que devem ser incluídos em um cardápio de dieta saudável

Para apoiar seu desempenho, o corpo precisa receber uma ingestão composta de carboidratos, proteínas, gorduras, várias vitaminas e minerais e água todos os dias. Por que essas substâncias são tão importantes para o corpo? Aqui está a explicação:

1. Carboidratos

A principal fonte de energia do corpo vem dos carboidratos. O cérebro também pode funcionar de maneira ideal se receber o suficiente dessa ingestão. Bons exemplos de carboidratos são alimentos feitos de grãos integrais , vegetais, frutas e nozes.

O consumo de carboidratos que você deve limitar inclui arroz branco, bebidas de frutas embaladas, refrigerantes, batatas fritas, doces e bolos doces.

2. Proteína

Esta substância é uma fonte de energia para o corpo. A ingestão adequada de proteínas  é muito importante para o crescimento dos tecidos do corpo, ajuda a manter um corpo saudável e ajuda o corpo a se curar.

A proteína pode ser encontrada em ovos, peixe, carne, soja, aves, queijo e nozes.

3. Gordura

Alimentos gordurosos nem sempre precisam ser evitados. O corpo também precisa da ingestão de gordura para manter a estrutura celular e ajudar os tecidos do corpo a funcionar adequadamente, ajudar a produzir hormônios e ajudar a absorver vitaminas.

Mesmo assim, é preciso conhecer os limites do consumo de alimentos gordurosos para que não causem ganho de peso e não aumentem o risco  de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Escolha bons alimentos gordurosos , como peixes, aves magras, óleos vegetais (azeite). Limite alimentos gordurosos, como pizza, hambúrgueres, salsichas e fast food, porque são ricos em gordura saturada .

4. Vitaminas e minerais

Essas vitaminas e minerais podem ajudar os órgãos do corpo a realizar suas funções. As vitaminas necessárias ao corpo são as vitaminas A, B, C, D, E e K.

Enquanto os minerais que o corpo precisa incluem cálcio,  ferro , potássio, zinco e selênio.

5. Água

Os líquidos não têm nutrientes, mas a água pode hidratar o corpo. Cerca de metade da composição do corpo humano consiste em água. Além da água potável, você pode obter líquidos de alimentos como frutas e vegetais.

Todos os ingredientes descritos acima, de carboidratos a água, você pode obter se seguir um cardápio de dieta saudável .

Não se esqueça de atender às suas necessidades diárias de calorias

Além de prestar atenção ao seu valor nutricional, os alimentos que devem estar em um cardápio de dieta saudável também devem ser ajustados às suas necessidades calóricas diárias. Cada indivíduo tem necessidades calóricas diferentes. No entanto, o adulto médio precisa de 2.000 calorias por dia.

Consulte um nutricionista  para saber a quantidade de calorias de acordo com sua condição corporal, incluindo idade, sexo, atividade física diária, metabolismo, altura e peso e determinadas condições de saúde.

Comer com base nas necessidades calóricas  é muito importante, especialmente para aqueles que desejam perder ou manter o peso. As calorias podem tornar o corpo energizado. No entanto, consumir mais calorias do que seu corpo precisa pode fazer com que elas se acumulem no corpo e sejam armazenadas como gordura.

Exemplo de um menu de dieta saudável de 2.000 calorias

Aqui está um menu de dieta saudável de 2.000 calorias que você pode aplicar no café da manhã, almoço e jantar. Embora seja chamado de menu de dieta saudável, sua língua ainda pode ser estragada por essa variedade de alimentos:

Café da manhã

Você pode encher sua barriga com dois ovos cozidos ou mexidos com um pouco de óleo. Para um café da manhã mais farto, você também pode combinar os ovos com duas fatias de pão integral com manteiga e uma xícara de leite desnatado.

O leite pode ser substituído por uma xícara de chá ou café sem leite e açúcar.

Almoçar

Durante o dia, você pode comer um pedaço de peito de frango grelhado ou salteado, uma tigela de salada ou gado-gado, além de um punhado de arroz. Batatas cozidas ou assadas também podem ser uma alternativa ao arroz.

Jantar

No jantar, coma uma xícara de brócolis cozido no vapor ou refogado, uma xícara de arroz integral, um pedaço de peixe e uma saladeira contendo espinafre, tomate e cebola.

Lanche

Exemplos de lanches que você pode consumir todos os dias são frutas, aveia, iogurte desnatado  e nozes.

Pode haver momentos em que você esteja entediado com comida saudável e queira comer alimentos com alto teor de gordura e calorias, como fast food  . Você pode comê-los em determinados dias, por exemplo, todos os domingos.

No entanto, no dia seguinte, você deve comer alimentos com poucas calorias para evitar o acúmulo de calorias no corpo.

Além de implementar um menu de dieta saudável, você também é aconselhado a se exercitar regularmente por pelo menos 30 minutos por dia, a fim de manter seu peso e condicionamento físico.

Se você ainda está confuso ao determinar um menu de dieta saudável ou está em um determinado tipo de dieta, consulte um médico para obter o conselho de dieta correto.

 


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