Estes são os perigos de consumir salgadinhos embalados

Quem nunca come salgadinhos? Não há como negar que os alimentos embalados se tornaram parte da vida de muitas pessoas. Mesmo assim, você precisa conhecer os perigos dos lanches. Confira neste artigo os perigos de consumir salgadinhos embalados

Vários perigos de lanches embalados

Os lanches pertencem a um grupo que também é chamado de alimentos ultraprocessados ou alimentos altamente processados .

Citado da Harvard School of Public Health, esse grupo de alimentos passou por uma série de processos com adição de sal, açúcar e gordura , além de aditivos ou aditivos alimentares.

Esta fase de produção reduz o conteúdo nutricional dos alimentos. Os fabricantes normalmente adicionam fibras sintéticas, vitaminas e minerais em um processo chamado fortificação .

No entanto, esse tipo de alimento ainda não é capaz de substituir a bondade dos nutrientes naturais dos alimentos in natura ou minimamente processados.

Além disso, você precisa estar ciente dos perigos dos lanches embalados, como os seguintes.

Os lanches geralmente têm um sabor delicioso. Esse tipo de alimento também é especialmente elaborado em pequenas embalagens para que os consumidores tenham interesse em comprar mais.

Esse hábito também é o que faz você comer demais. Com isso, o perigo de consumir lanches em excesso é um deles que causa a obesidade. O conteúdo dos alimentos embalados pode fazer você comer mais do que o seu corpo precisa.

Pelo menos, o consumo desses alimentos responde por cerca de 57,9% da ingestão calórica diária, dos quais 89,7% são provenientes de açúcares adicionados .

2. Diabetes

Vários aditivos alimentares são frequentemente adicionados a alimentos embalados, como conservantes, corantes, texturizadores, intensificadores de sabor e adoçantes artificiais .

O consumo de um tipo de adoçante artificial, o xarope de milho rico em frutose (HFCS), está associado a um risco aumentado de diabetes.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia realizaram uma revisão de 43 países para determinar a relação entre o consumo de xarope de milho rico em frutose e casos de diabetes tipo 2.

Como resultado, países com disponibilidade de xarope de milho com alto teor de frutose tiveram uma porcentagem 20% maior de casos de diabetes do que países com baixa disponibilidade.

3. Doença cardiovascular

Os perigos dos lanches também vêm do alto teor de açúcar, sal e gordura. A ingestão excessiva de sal pode aumentar o risco de desenvolver pressão alta ( hipertensão ).

Além disso, o consumo excessivo de açúcar e gordura pode aumentar os níveis de colesterol ruim no organismo. Isso aumentará o risco de doença cardíaca.

Durante estudo, pesquisadores testaram 105.159 adultos franceses com idade média de 43 anos para determinar os efeitos do consumo de alimentos processados.

O estudo mostrou que um aumento de 10% no consumo de alimentos processados ​​foi associado a um aumento de aproximadamente 12% na doença cardiovascular geral .

Por outro lado, o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados ​​apresenta menor risco nessa condição.

4. Morte

O consumo de alimentos processados ​​embalados pode aumentar o risco de morte.

Pesquisadores da Universidade de Navarra realizaram um teste em larga escala envolvendo 19.899 adultos com idade média de 38 anos.

Os resultados deste estudo mostraram que o consumo de alimentos processados acima de 4 porções por dia foi associado a um aumento de 65% no risco de mortalidade por todas as causas.

De fato, o risco relativo de morte aumentou 18% para cada porção adicional.

5. Exposição a produtos químicos nocivos

O perigo dos petiscos também vem da embalagem. Os produtos químicos nas embalagens de alimentos também podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo.

Um estudo publicado em 2013 revelou que produtos químicos nocivos nas embalagens podem se infiltrar nos alimentos e entrar no corpo.

Esses produtos químicos, como formaldeído em garrafas plásticas que podem causar câncer, bisfenol A (BPA) contido em latas de alimentos ou bebidas.

Geralmente, a quantidade desses produtos químicos será muito pequena e ainda dentro de limites seguros.

No entanto, a exposição a longo prazo pode causar acúmulo no corpo prejudicial à saúde, principalmente quando causa distúrbios hormonais.

Você pode evitar esses vários perigos adotando um padrão de consumo de lanches saudáveis. Isso inclui ler os rótulos de informações nutricionais e evitar comer demais.

Além disso, você pode substituir os lanches embalados por lanches saudáveis , como frutas, iogurte ou aveia .

Assim você ainda pode obter uma ingestão nutricional equilibrada e benéfica para o organismo.


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