Exercícios que melhoram humor e acabam com sintomas depressivos

Quando triste, o corpo às vezes fica fraco e não é forte o suficiente para fazer exercícios físicos. Mas, algumas pessoas ainda optam por se exercitar para reduzir sentimentos negativos. Saiba o que acontece com seu corpo quando você se exercita quando está triste.

Você pode se exercitar quando está triste?

A resposta é, claro que você pode. Exercitar-se quando você está triste pode realmente ajudar a melhorar seu humor.

O mais importante é que o faça de acordo com a sua capacidade e escolha o tipo de desporto que melhor se adapta às suas preferências.

Listamos abaixo alguns exercícios que melhoram humor e acabam com sintomas depressivos, além de outros benefícios a sua saúde.

1. Reduza os sentimentos de tensão

Muitas vezes os sentimentos de tristeza que surgem são misturados com sentimentos de tensão. Foi demonstrado que o exercício ajuda a reduzir a tensão percebida.

A atividade física pode aumentar a temperatura do tronco cerebral. Isso desencadeia sentimentos de relaxamento e reduz a tensão muscular. Esse efeito também ajuda a reduzir os transtornos de ansiedade em geral.

2. Melhorar o humor

Exercitar-se quando triste é a decisão certa porque o exercício físico irá desencadear a produção de endorfinas no corpo.

As endorfinas são úteis para aumentar os sentimentos de prazer e euforia. O efeito do prazer que você sente quando se exercita é semelhante ao de quando você ri, se apaixona, tem um orgasmo e come uma comida deliciosa.

3. Ajude a desviar sentimentos tristes

O exercício quando triste pode desviar os sentimentos negativos e vivenciados. Se você se concentrar em se exercitar, você se distrairá das preocupações e pensamentos negativos.

Em essência, o exercício como forma de distração pode ajudar a controlar a tristeza . A tristeza que você sente também pode ser reduzida.

4. Reduzir os sintomas depressivos

Sentir-se triste é um dos sinais comuns de depressão . O luto faz você se sentir esgotado e difícil de iniciar suas atividades habituais.

O exercício quando triste acaba por ajudar a reduzir os sintomas da depressão porque aumenta os compostos de hormônios importantes do corpo.

Os níveis desses três compostos geralmente são mais baixos em pessoas com depressão.

5. Aumente a autoconfiança

Quando você está triste, muitas vezes você se sente impotente e não pode fazer nada. Isso muitas vezes faz você se isolar porque não pode fazer nada.

A tristeza e os sintomas de depressão, mas geralmente diminuem quando você começa a se exercitar. Isso acabou por ter um impacto na autoconfiança.

Quando você finalmente faz e completa um exercício físico, na verdade está provando que é capaz de fazer algo significativo por si mesmo.

Quais são alguns esportes que podem reduzir sentimentos de tristeza?

Selecionamos alguns exercícios que você pode fazer, mas na verdade, qualquer atividade física é adequada para fazer quando você está triste. No entanto, existem vários tipos de exercícios que ajudam a melhorar seu humor .

1. Andar ao ar livre

Caminhar em um espaço verde aberto pode ser a escolha certa de exercício quando você está triste. Isso porque, este exercício físico ajuda a reduzir o humor negativo, a ansiedade e o estresse .

Caminhar em espaços verdes abertos pode ter um efeito melhor no seu estado mental quando comparado a caminhar em áreas urbanas.

Se você mora em uma cidade e o acesso à natureza é difícil, pode dar um passeio na floresta da cidade ou em um parque próximo. Tente caminhar por cinquenta minutos para reduzir os sentimentos de tristeza.

2. Tai-chi

Tai chi é um dos esportes recomendados quando você está triste porque este exercício ajuda a aumentar a autoconsciência ou a atenção plena .

Este exercício ajuda você a manter o foco e aceitar tudo o que está passando, ajudando assim a reduzir a carga em sua mente.

Se você é iniciante, pode começar com o tai chi assistindo a vídeos ou participando de uma aula de tai chi .

Mas a dica é mova seu corpo suavemente, devagar e continuamente. Certifique-se de que a posição da postura e do agachamento permaneça forte para que você possa se concentrar mais.

3. Combinação de meditação e exercícios aeróbicos

A combinação de exercícios aeróbicos e meditação é uma boa forma de exercício para reduzir sentimentos de tristeza como um sintoma de depressão e pensamento excessivo .

De acordo com pesquisas publicadas recentemente, a meditação e o exercício aeróbico podem aumentar a formação de novas células nervosas no cérebro. A regeneração das células cerebrais torna você mais resistente ao estresse e à depressão.

Com base nos resultados desta pesquisa, o exercício quando triste que pode ser tentado é a meditação sentada em silêncio por 20 minutos. A meditação é continuada caminhando por 10 minutos.

Depois disso, você pode continuar o exercício aeróbico por 30 minutos, as opções são caminhada, corrida, exercício aeróbico e ciclismo.

4. Treino de equilíbrio

O treinamento de equilíbrio também pode ser um exercício quando você está triste por poder tentar.

Fazer exercícios de equilíbrio regularmente por 30 a 75 minutos por oito semanas consecutivas pode aumentar significativamente a felicidade.

Aqui estão alguns tipos de exercícios de equilíbrio com os quais você pode começar.

  • Fique em uma perna, então segure por dez segundos. Faça isso em cada lado da perna.
  • Ande com o dedão de um lado sempre em contato com o calcanhar do outro pé. Faça até vinte passos.
  • Ande normalmente em linha reta.

5. Ioga

Semelhante ao tai chi , o yoga é adequado como exercício quando está triste porque se concentra na atenção plena ou na autoconsciência acompanhada de aceitação emocional.

A ioga aumenta a serotonina, que é um composto que ajuda a estabilizar o humor , além de ajudar a reduzir o hormônio cortisol , que o corpo libera quando você está triste ou estressado.

O tipo de yoga que pode reduzir a tristeza é o hatha yoga. Aqui está um movimento de hatha yoga chamado pose de criança que você pode tentar.

  • Sente-se com as pernas cruzadas, incline-se para a frente, mantendo as nádegas nos calcanhares.
  • Coloque a testa no chão e mova os braços para que fiquem ao lado dos pés.
  • Certifique-se de que as solas dos pés estão voltadas para cima.
  • Inspire e expire lenta e profundamente. Conte oito respirações.

Exercitar-se quando você está triste pode ajudar a reduzir emoções negativas irritantes. O exercício físico pode ser um desvio da tristeza para que melhore o seu humor.

O ideal é fazer exercícios com intensidade moderada a alta por 150 minutos por semana ou trinta minutos todos os dias para manter a saúde física .


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