Fazer exercícios apenas nos finais de semana é saudável?

Por estarem muito ocupados com as rotinas de trabalho, não são poucas as pessoas que deixam de lado o esporte. Partindo de manhã e retornando à noite, as pessoas não têm tempo para praticar esportes durante a jornada de trabalho. Como resultado, os esportes foram ‘estuprados’ aos sábados e domingos. Fazer exercícios apenas nos finais de semana é saudável?

Para os trabalhadores de escritório em grandes cidades como Jacarta, malhar durante a semana parece um pouco pesado. Ter que sair de manhã cedo e chegar tarde em casa para evitar engarrafamentos, sem falar no estresse de acumular trabalho, faz com que muitas pessoas prefiram descansar imediatamente ao invés de se exercitar.

Bem, quando chegam os fins de semana ou feriados, muitas pessoas praticam esportes, mesmo por horas, como se estivessem lambendo todo o tempo perdido de exercícios que não têm tempo de fazer durante o trabalho durante a semana.

Do ponto de vista da saúde, exercitar-se apenas nos finais de semana ou feriados não traz benefícios significativos. O corpo precisa de exercícios regulares todos os dias, não apenas aos sábados e domingos.

“O exercício é só aos sábados e domingos, alguns até vão direto por 3 horas, os benefícios não são muito máximos, pois o que buscamos é estabilidade, regularidade”, explicou o Dr. .

Isso foi transmitido no evento Classe de Jornalista ‘Colesterol, Diabetes & Estatinas: Amigo ou Inimigo?’ em Pisa Kafé, Jl. Theresia Church, Menteng, Jacarta, conforme escrito na quinta-feira (9/12/2013).

De acordo com o Dr. Yunir, o exercício saudável é o exercício que é feito regularmente todos os dias. Não há necessidade de horas, apenas 30 minutos por dia ou pelo menos 150 minutos por semana.

Se você trabalha no escritório, pode fazer exercícios de manhã antes de ir para o trabalho, ou se não tiver tempo de voltar do trabalho à tarde ou à noite.

Também pode ser feito fazendo atividade física ao sair do escritório, por exemplo, caminhando antes de pegar o transporte público, estacionando intencionalmente um veículo particular um pouco longe para que haja tempo de caminhar, ou preferindo usar as escadas em vez do elevador. “O importante é ser regular todos os dias. Apenas 30 minutos por dia e um total de 150 minutos por semana”, concluiu o Dr. Yunir.


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