Lista de alimentos nutritivos para gestantes e seus benefícios

Alimentos nutritivos para mulheres grávidas são muito influentes na saúde da mãe e no crescimento do feto. Por isso, é importante que as gestantes conheçam as escolhas de alimentos nutritivos que podem ser consumidos para que o feto que contêm permaneça saudável. Neste artigo confira uma lista de alimentos nutritivos para gestantes e seus benefícios.

O consumo de alimentos nutritivos para gestantes é feito para que as necessidades nutricionais durante a gestação sejam atendidas adequadamente. No entanto, as gestantes precisam ficar atentas ao que consomem. Isso porque existem alimentos nutritivos que não podem ser consumidos durante a gravidez, como ovos e carnes cruas, além de laticínios que não passaram pelo processo de pasteurização.

Opções de alimentos nutritivos para mulheres grávidas

A ingestão nutricional durante a gravidez , tanto do tipo quanto da quantidade, realmente precisa ser considerada. Além disso, a necessidade de diversos tipos de aporte nutricional aumentará com a idade gestacional.

No primeiro trimestre da gravidez, por exemplo, o número de calorias consumidas geralmente não precisa ser adicionado. No entanto, ao entrar no segundo e terceiro trimestres, a ingestão de calorias necessária pode aumentar para atingir 340-450 calorias por dia.

Para suprir essa necessidade, as gestantes precisam consumir alimentos nutritivos como:

1. Brócolis

O primeiro alimento altamente nutritivo que pode ser uma opção é o brócolis. Este vegetal verde tem muitos nutrientes necessários durante a gravidez, como cálcio, ácido fólico, luteína, zeaxantina e carotenóides que são bons para a saúde dos olhos.

O brócolis também contém vitamina C, que é útil para ajudar o corpo a absorver o ferro, aliviando a constipação e evitando que os bebês nasçam com baixo peso.

2. Espinafre

O espinafre é bom para consumo durante a gravidez, principalmente para gestantes jovens, pois contém ácido fólico . O ácido fólico é um nutriente importante necessário no início da gravidez, pois pode ajudar a prevenir defeitos congênitos, como anencefalia e espinha bífida . Além disso, o ácido fólico também desempenha um papel na prevenção do risco de parto prematuro e pré-eclâmpsia.

3. Banana

As bananas contêm vitamina B6, que é boa para o consumo de mulheres grávidas no primeiro trimestre, pois essa vitamina pode reduzir as náuseas. Além disso, as bananas também são ricas em potássio, que é útil para regular o equilíbrio de fluidos e eletrólitos durante a gravidez.

4. Abacate

Quando a idade gestacional entra no segundo trimestre, recomenda-se que as mulheres grávidas consumam abacates. Abacates são fontes ricas de fibras, vitamina K, vitamina C, ácido fólico, potássio, vitamina B6 e ricos em ácidos graxos bons.

Os bons ácidos graxos dos abacates são benéficos para ajudar o desenvolvimento do cérebro, sistema nervoso, tecidos e pele do feto. Enquanto o alto teor de potássio nos abacates pode reduzir as queixas de cãibras nas pernas experimentadas por mulheres grávidas.

5. Laranja

O próximo alimento nutritivo para mulheres grávidas que se recomenda consumir são as frutas cítricas. Esta fruta é rica em vitamina C , ácido fólico e fibras. Quase 90% do conteúdo das frutas cítricas é água, o que pode ajudar a prevenir a desidratação durante a gravidez.

Enquanto isso, o alto teor de folato nas laranjas também pode ajudar no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal no feto, evitando assim que o feto nasça com defeitos.

6. Mangá

Outra fruta que é recomendada para ser consumida durante a gravidez é a manga. As mangas são ricas em potássio, vitamina C e vitamina A. O potássio nas mangas pode ajudar a manter a pressão arterial e reter líquidos no corpo.

Embora a vitamina A funcione como um antioxidante, ela ajuda a apoiar o desenvolvimento do sistema imunológico, da visão e do sistema nervoso do bebê. A manga também contém alta fibra para que possa prevenir a constipação ou constipação em mulheres grávidas.

7. Onde

A batata-doce é um dos alimentos altamente nutritivos para mulheres grávidas, rico em vitamina A. As necessidades adequadas de vitamina A durante a gravidez são muito importantes para o crescimento das células e tecidos fetais.

Além da batata-doce, a vitamina A também pode ser obtida da abóbora, espinafre, couve, manga, abóbora , leite desnatado, até suplementos. Para quem toma suplementos, é melhor consultar um ginecologista para que a dose consumida não seja excessiva. Porque se consumida em excesso, a vitamina A pode causar defeitos fetais.

8. Nozes

Amendoins, ervilhas e soja são tipos de nozes que podem ser usadas como fontes de ácido fólico, fibras, proteínas, ferro e cálcio necessários durante a gravidez. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde da mãe e do feto, principalmente no primeiro trimestre .

9. Carne magra

Carne, frango e peixe são grupos de alimentos ricos em proteínas. Além disso, há também o teor de ferro como um mineral importante que é útil na formação de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos desempenham um papel importante no fornecimento de oxigênio a todas as células do corpo.

Portanto, as gestantes precisam de mais ferro, pois o volume sanguíneo também aumenta durante o período gestacional, principalmente no terceiro trimestre. A deficiência de ferro no início e no meio da gravidez pode causar anemia. Se isso acontecer, as mulheres grávidas correm o risco de dar à luz prematuramente ou dar à luz bebês com baixo peso ao nascer.

10. Salmão

O salmão é uma fonte de vitaminas animais que devem ser incluídas em uma dieta altamente nutritiva para mulheres grávidas. O salmão contém ácidos graxos ômega-3 que são importantes para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do feto.

O salmão também contém vitamina D, que é boa tanto para a mãe quanto para o feto. Mas lembre-se, as mulheres grávidas são aconselhadas a comer salmão que é cozido primeiro. O consumo de salmão cru, como no sushi e no sashimi, deve ser evitado, pois pode prejudicar o crescimento do feto.

11. Produtos lácteos

Durante a gravidez, o consumo de alimentos e bebidas contendo proteínas e cálcio é necessário para apoiar o crescimento e desenvolvimento fetal. Leite e produtos processados, como iogurte e queijo, são bons para consumo porque contêm proteína e cálcio suficientes.

12. Ovos

Os ovos são um dos alimentos recomendados para serem consumidos durante a gravidez, pois contêm quase todos os nutrientes que o corpo precisa. Os ovos contêm calorias, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Além disso, os ovos também contêm colina, que é um nutriente importante para a saúde do cérebro e o desenvolvimento fetal. No entanto, as mulheres grávidas não devem comer ovos mal cozidos, pois existe o risco de transportar germes que podem ser prejudiciais à saúde da mãe e do feto.

13. Frutos secos

As frutas secas são ricas em fibras, calorias e várias vitaminas e minerais. Uma fruta seca geralmente contém a mesma quantidade de nutrientes que a fruta fresca, embora sem o teor de água e em uma forma menor.

Existem muitas frutas secas que podem ser benéficas para a saúde, como passas, tâmaras, abacaxis, jujubas e figos. Um que é fácil de obter e bom para as mulheres grávidas são as tâmaras. As tâmaras contêm fibras, potássio e ferro. O consumo regular de tâmaras no terceiro trimestre ajuda a dilatar o colo do útero e diminui o risco de indução no momento do parto.

No entanto, as mulheres grávidas não são recomendadas a consumir mais de uma porção de frutas secas em cada refeição. A razão é porque as frutas secas contêm alto teor de açúcar.

14. Beba bastante água branca

A água é uma das coisas que deve ser consumida muito durante a gravidez. A razão é que o volume de sangue das mulheres grávidas aumentará 45% em comparação com antes. Portanto, as mulheres grávidas são aconselhadas a consumir pelo menos 2,3 litros de água por dia.

Isso é importante para que o equilíbrio dos fluidos corporais seja mantido para evitar a desidratação . Beber bastante água também pode ajudar a evitar que as mulheres grávidas tenham constipação e infecções do trato urinário.  As mulheres grávidas também podem ingerir líquidos de várias frutas e vegetais, como rabanetes .

Certifique-se de que alimentos nutritivos para mulheres grávidas sejam apresentados na dieta diária que é consumida para que a saúde da mãe e do feto seja bem sustentada. Além disso, não se esqueça de consultar regularmente um obstetra para que a saúde da mãe e do feto seja monitorada continuamente até a chegada do parto.


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