Natação ajuda a emagrecer? Descubra hoje para começar o exercício

Algumas pessoas anseiam por um peso corporal ideal , mas têm preguiça de se exercitar porque não querem ficar cansadas, com medo de superaquecimento ou com preguiça de se mover. Se você está enfrentando o mesmo problema, você pode tentar nadar para perder peso.

Acredita-se que certos estilos de natação são capazes de queimar mais calorias, por isso é eficaz para reduzir o excesso de gordura. Isso é comprovado cientificamente?

Como a natação pode perder peso?

A natação é uma atividade que envolve todos os músculos do corpo, incluindo os músculos da parte superior do corpo, os músculos do núcleo e os músculos das costas.

O trabalho muscular requer energia. Portanto, há muitas calorias queimadas pelo corpo para fornecer energia quando você nada.

O uso de músculos durante a natação também pode treinar os músculos para serem mais fortes e aumentar a massa muscular. Isso pode fazer seu metabolismo aumentar para que seu corpo possa queimar mais calorias mesmo quando você não está nadando.

Você pode não perceber que está se esforçando muito ao nadar porque não se cansa rapidamente.

Na verdade, a natação faz com que o corpo se mova mais, por isso é eficaz para a perda de peso . Como a água tem flutuabilidade, você não se sentirá pesado quando se mover nela.

Basicamente, a água pode suportar a gravidade para que você se sinta mais leve e possa se mover com mais facilidade sem tanto esforço.

A natação também tem um risco muito baixo de lesão. Você pode nadar na maioria dos dias sem se preocupar em se machucar. Isso é o que torna a natação superior a outros esportes de perda de peso .

Estilo de natação para perda de peso

A queima de calorias na natação depende da força realizada, distância e velocidade. Quanto mais longe e mais tempo você passa nadando, maior a queima de calorias que ocorre.

Da mesma forma com o estilo de natação . Quanto mais rápido você nadar com a técnica certa, mais eficaz será a perda de peso.

Com a mesma distância e velocidade, aqui está uma comparação da queima de calorias com base em cada estilo de natação.

1. Estilo sapo

A natação estilo sapo torna os músculos da parte superior e inferior do corpo igualmente ativos.

Quando você puxa a mão neste estilo na frente do peito com força total, está trabalhando o músculo peitoral , que é o músculo do peito.

Depois de colocar as mãos na frente do peito, você precisará empurrá-las para trás em uma posição reta. Esse empurrão envolve o uso dos músculos dos ombros, peito e tríceps.

Alternadamente com as mãos, moviam-se as pernas do nado peito. Os músculos inferiores das pernas, nádegas, coxas estarão envolvidos no movimento de nado peito. Fazer este exercício por 10 minutos pode queimar até 60 calorias.

2. Costas

Este é um dos estilos de natação mais eficazes para perda de peso. Este nado de costas pode queimar 80 calorias em 10 minutos.

A natação de costas treina os músculos do núcleo para manter o equilíbrio na superfície da água e faz com que os bíceps do braço se movam de forma mais dominante.

Suas mãos devem girar continuamente para empurrar a água o mais forte que puder enquanto move os pés. Por causa desse movimento, o nado de costas envolve mais os músculos da parte inferior do corpo

Os músculos que são treinados incluem os músculos das nádegas, músculos da coxa até os músculos isquiotibiais (3 tipos de músculos que correm ao longo da parte de trás da coxa, abaixo da pélvis até abaixo do joelho).

3. Estilo livre

A natação estilo livre pode queimar muitas calorias, o que pode ajudá-lo a perder peso. Calorias que podem ser queimadas através deste freestyle cerca de 100 calorias a cada 10 minutos.

A forma como a natação freestyle funciona é semelhante ao nado costas. A diferença é que você não está de costas, mas de bruços. Esse movimento treinará os músculos da parte superior das costas, ombros, peito e outros músculos ao redor.

Freestyle requer rotação do ombro ao braço. Você precisa balançar os braços para frente o máximo possível para puxar a água de volta com toda a força.

As pernas, músculos do quadril, nádegas, músculos da coxa estão se movendo ativamente para aumentar a velocidade de natação.

4. Estilo borboleta

O golpe de borboleta envolve muitos músculos grandes para que o trabalho do coração e dos pulmões aumente. Você também vai queimar mais calorias.

Os músculos envolvidos no nado borboleta são, na verdade, semelhantes aos do estilo livre. É só que quando você faz o nado borboleta, você usa todos os músculos das mãos direita e esquerda ao mesmo tempo.

Nadar por apenas 10 minutos no estilo borboleta pode queimar até 150 calorias do seu corpo. Isso significa que nadar com esse estilo tende a ser mais eficaz para perder peso.


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