Pele limpa e saudável evitando estes alimentos que causam oleosidade

Além de cuidados com a pele que não são os ideais, o consumo de certos alimentos pode fazer com que a pele produza excesso de oleosidade. Isso pode acontecer independentemente de como limpar a pele oleosa que você faz é certo. É possível sim, ter  uma pele limpa e saudável evitando estes alimentos que causam oleosidade. Veja abaixo quais são eles.

Vários alimentos que causam a pele oleosa

Geralmente, toda pele tem glândulas de óleo e sebo que funcionam para remover o óleo dos poros da pele .

A presença de óleo na pele nem sempre é prejudicial porque o óleo ou o sebo funcionam para proteger e hidratar a pele do rosto. Mas algumas coisas podem aumentar a produção de óleo na pele, tornando-o mais propenso a problemas de pele , como acne.

As causas da pele oleosa incluem:

  • Hormônios desequilibrados,
  • genética ou hereditariedade,
  • estresse, também
  • cuidados com a pele errados ou inadequados .

Mas além das causas citadas, certos alimentos podem aparentemente desencadear a produção excessiva de sebo.

1. Arroz branco e trigo

Arroz e trigo branco (como farinha de trigo) geralmente contêm fibras que são boas para o corpo.

Infelizmente, ambas as fontes de alimentos passam por um processo de moagem que remove grande parte da fibra e outros nutrientes.

É por isso que alguns produtos de arroz branco e trigo contêm um alto índice glicêmico (IG) que afetará o açúcar no sangue.

Bem, muitos estudos também revelaram que alimentos com alto IG podem fazer a pele produzir excesso de oleosidade e acne .

A razão é que os alimentos com alto índice glicêmico desencadeiam a liberação do hormônio insulina e do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1).

Esta condição aumenta a atividade das glândulas sebáceas e a produção de excesso de óleo na pele.

2. Alimentos doces açucarados

Alimentos ricos em açúcar têm um alto teor glicêmico (carboidratos).

Isso significa que os alimentos com alto teor de açúcar também aumentam a produção de insulina e os níveis de hormônio IGF-1, bem como arroz branco e trigo.

Altos níveis dos hormônios insulina e IGF-1 afetarão o trabalho das glândulas sebáceas na pele. As glândulas sebáceas podem ser mais ativas na liberação de sebo.

Assim, consumir alimentos doces indiretamente pode desencadear a pele oleosa.

3. Frito

O consumo de alimentos fritos pode afetar a produção de sebo nas glândulas sebáceas.

A razão é que o processo de fritura com óleo aumenta o teor de gorduras trans nos alimentos.

De acordo com a revista Clinical, Cosmético e investigação dermatológica as gorduras trans desencadeiam a produção de uma fina camada de gordura na pele chamada lipídios.

Os lipídios são um dos constituintes do óleo na pele. A camada lipídica aumentada pode abrir mais os poros da pele para remover o excesso de produção de sebo.

Não é à toa que os alimentos fritos são um dos alimentos que causam a oleosidade da pele. Esta condição também desencadeia comedões .

4. Produtos lácteos

O leite e seus produtos processados ​​acabam sendo um dos alimentos que causam a oleosidade da pele. A proteína do leite é rica nos aminoácidos triptofano, leucina, isoleucina e valina.

Esses três ingredientes são capazes de desencadear a produção dos hormônios insulina e IGF-1. Este aumento desencadeia a produção de sebo.

Portanto, o consumo de leite pode até desencadear acne .

5. Alimentos ricos em sal

Comida salgada realmente estraga a língua. No entanto, quem teria pensado que alimentos com alto teor de sal são alimentos que causam a pele oleosa?

Na verdade, o sal não desencadeia a produção de sebo imediatamente. No entanto, o sódio no sal pode causar desidratação.

Uma das propriedades químicas do sódio é que ele extrai água das células do corpo. Isso pode deixar a pele desidratada e até desidratada.

Isso porque o teor de água reduzido fará com que a pele fique seca . Quando a pele está muito seca, as glândulas sebáceas produzem excesso de sebo para equilibrar a umidade da pele.

6. Carne vermelha com alto teor de gordura

A carne vermelha que você processa certamente tem um sabor delicioso e derrete na boca. Porém o consumo deste alimento pode realmente ser a causa da pele oleosa.

A razão não é outra senão o alto teor de gordura saturada na carne. A gordura saturada na carne vermelha contém alto IGF-1.

Como já explicado, o hormônio IGF-1 é capaz de aumentar a atividade das glândulas sebáceas, aumentando assim os níveis de óleo na pele.

Mas além da carne vermelha, outros alimentos ricos em gordura saturada que podem desencadear a pele oleosa são queijo, manteiga e óleo hidrogenado.

7. Comida rápida

Pizzas, hambúrgueres e batatas fritas são deliciosos e você pode obtê-los rapidamente. Infelizmente, junk food é um tipo de alimento que causa a oleosidade da pele. Por serem rica em gordura trans, sal e gordura saturada. Esses alimentos possuem substâncias que podem aumentar a produção de sebo na pele.

Mas é possível que a produção de sebo aumente se você comer desses alimentos e ingerir refrigerante com alto teor de açúcar.

Boa alimentação para prevenir a oleosidade da pele

Evitar os alimentos acima pode ajudar a reduzir os níveis de óleo em excesso no rosto.

Porém existem também alguns alimentos que são capazes de manter a pele do rosto não muito oleosa.

1. Ômega-3

Alimentos gordurosos são alimentos que causam a pele oleosa. Mas existem outras fontes de gorduras boas que podem controlar as gorduras ruins que causam o aparecimento da acne.

Uma gordura considerada boa para a saúde da pele é o ômega-3. Isso porque os ácidos graxos ômega-3 são gorduras boas que possuem propriedades anti-inflamatórias.

Omega-3 na verdade não funciona diretamente para controlar o sebo. Porém, essa ingestão é capaz de evitar mais inflamações devido ao óleo que se acumula nos poros. Exemplo de alimentos ricos em ômega-3 são: abacates , peixes, nozes e sementes.

2. Grãos integrais

O arroz branco e a farinha de trigo que passaram pelo processo de moagem apresentam alto índice glicêmico.

Isso porque o limite para alimentos com alto índice glicêmico é 70. Enquanto isso, o nível de índice glicêmico para arroz branco é 73 e pão branco é 75. Você pode substituí-lo por arroz integral e trigo integral . Ambos têm números de índice glicêmico mais baixos.

O arroz integral tem um índice glicêmico de 68. Enquanto isso, o trigo integral pode ser menor, que está na faixa de 56 a 69.

3. Frutas

Se você quer comer comida doce, não precisa comer esponja ou sorvete. Isso porque as frutas certamente podem satisfazer seu desejo.

Além de serem ricas em fibras e outros nutrientes, as frutas possuem um índice glicêmico mais baixo. Portanto, não acione o excesso de oleosidade.

Algumas frutas com baixo índice glicêmico são laranjas, maçãs, peras e romãs. Mas além disso, a água com limão é uma alternativa de bebidas saudável


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