Por que nosso corpo precisa de alongamento muscular?

O American College of Sports afirma que o alongamento é uma boa coisa a se fazer. De fato, os especialistas recomendam alongar os músculos pelo menos 2 vezes por semana, por 60 segundos cada movimento. Por quê?

A importância de alongar os músculos regularmente

À medida que você envelhece, seus músculos e articulações geralmente se tornam menos flexíveis. Esticando diligentemente, isso ajudará você a se mover mais livremente. Muitos especialistas dizem que o alongamento regular pode ajudar seus quadris e isquiotibiais a permanecerem flexíveis na velhice.

Se sua postura é ruim e suas atividades são muito ocupadas e você raramente se exercita , pelo menos crie o hábito de alongar os músculos regularmente. Se você tem dor nas costas por estar sentado em uma mesa todos os dias, o alongamento também pode ajudar.

Você precisa alongar os músculos antes de se exercitar?

Não há necessidade. Não foi demonstrado que previne lesões, dores musculares após o exercício ou melhora o seu desempenho.

De acordo com a pesquisa, o alongamento estático antes do exercício pode realmente enfraquecer o desempenho, especialmente a velocidade de corrida. A principal razão é que o alongamento pode cansar seus músculos. Você deve se aquecer antes do exercício, mas faça-o com alongamentos dinâmicos, que são semelhantes ao seu treino, mas em menor intensidade.

Antes de correr, um bom aquecimento a fazer é:

  • Corra no lugar rapidamente
  • Caminhe enquanto dobra os joelhos
  • Balançar as pernas
  • Passos altos ou “ chutes na bunda ” (corrida lenta enquanto seus pés chutam suas nádegas para trás).

Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade.

Você precisa alongar os músculos após o exercício?

Sim! Este é o melhor momento para alongar, especialmente o alongamento estático. Todos se tornarão mais flexíveis após o exercício, porque a circulação para os músculos e articulações aumenta.

Depois de correr ou correr, termine com uma pequena caminhada para relaxar. Depois disso, feche alongando. Esta é a melhor maneira de terminar um treino.

Posso fazer alongamentos musculares a qualquer momento?

sim. O alongamento não é necessário antes ou depois do exercício regular. Também é importante fazer alongamentos de vez em quando, por exemplo, quando você acorda de manhã, antes de ir para a cama ou durante uma pausa no trabalho.

É necessário resistir ao alongamento?

Não há necessidade. Alongar um músculo e mantê-lo por 15 a 30 segundos é chamado de alongamento estático, e é um bom alongamento, desde que você não o segure por muito tempo causando dor. Mas estudos mostram que o alongamento dinâmico é tão eficaz e às vezes até melhor se você fizer isso antes de um treino.

Alongamentos dinâmicos, como Standing-Cat-Camel, movem os grupos musculares suavemente através de vários movimentos.

Esta é uma versão de alongamento estático do Standing-Cat-Camel:

  1. Junte os dedos na frente do rosto com as palmas das mãos voltadas para a frente.
  2. Estenda os braços para a frente o máximo que puder, arqueando as costas e os ombros para a frente.
  3. Segure por cerca de 10 segundos.
  4. Agora solte os dedos e alcance o pulso ou os dedos atrás de você.
  5. Levante os braços o mais alto que puder atrás das costas sem soltar as mãos, até que o peito se abra e os ombros rolem para trás.

Com qualquer alongamento, seja estático ou dinâmico, você deve sentir o alongamento, mas não deve sentir dor. Não se estique além da amplitude de movimento necessária.


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