Potências do orégano que vão além do seu marcante aroma

Se você está familiarizado com a dieta mediterrânea , também pode estar familiarizado com o orégano. O orégano pode de fato ser a marca registrada desta dieta. Mesmo assim, você também pode misturar orégano livremente como aromatizante por causa de sua incrível nutrição e benefícios.

O que é orégano?

O orégano é uma erva que é bem conhecida como agente aromatizante de alimentos. Esta planta vem da família das mentas ( Lamiaceae ) e tem sabor e aroma distintos. Desde tempos imemoriais, as pessoas usam a planta de orégano para dar sabor a pratos e tratar várias doenças. Normalmente, as folhas secas de orégano são frequentemente usadas para serem misturadas em pratos. Além das folhas, há também óleos essenciais de extrato de orégano.

O orégano tem vários tipos, e o mais famoso é o Orégano vulgare.

Benefícios do orégano para a saúde

Como uma planta à base de plantas, vários estudos mostraram que o orégano tem vários benefícios para a saúde. Nada?

1. Combate os radicais livres

O orégano é rico em moléculas antioxidantes , moléculas que desempenham um papel no controle do excesso de radicais livres. O excesso de radicais livres pode desencadear danos celulares e causar doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.Em combinação com o consumo de outros alimentos ricos em antioxidantes, o orégano pode fornecer proteção à saúde do corpo.

2. Combate as bactérias

Além de ter um efeito antioxidante, o orégano também possui propriedades antibacterianas. Estudos mostram que o orégano é capaz de combater 23 espécies de bactérias. A pesquisa sobre os efeitos antibacterianos do orégano ainda está limitada a testes em tubo de ensaio. Assim, mais estudos são necessários para corroborar esses achados.

3. Potencial para combater vírus

Não apenas contra bactérias, vários testes em tubo de ensaio também concluíram que o orégano é benéfico contra certos vírus. Diz-se que o conteúdo de carvacrol e timol no orégano tem esse efeito antiviral. Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology disse que o carvacrol pode aliviar o norovírus, uma infecção viral que causa diarréia, náusea e dor abdominal. Mais pesquisas também são necessárias para confirmar essa premissa.

4. Potencial para inibir células cancerígenas

Como o orégano contém moléculas antioxidantes, acredita-se que também inibe o crescimento de células cancerígenas. Esta conclusão foi tirada com base em vários estudos e tubos de ensaio. Um câncer que se acredita ser inibido pelo orégano é o câncer de cólon .Embora muito promissor, mas é importante lembrar que esses estudos usaram altas concentrações de extrato de orégano. Estudos em humanos em doses comumente consumidas são necessários em relação aos potenciais benefícios do orégano.

5. Alivia a inflamação

A inflamação é uma resposta imune normal que ocorre quando estamos doentes ou feridos. No entanto, a inflamação crônica pode ser prejudicial e acredita-se que contribua para doenças cardíacas , diabetes e distúrbios autoimunes. Verificou-se que o conteúdo antioxidante do orégano reduz a inflamação no corpo. Além disso, o conteúdo de carvacrol também é dito ter propriedades anti-inflamatórias

Os benefícios do orégano vêm dos seguintes nutrientes:

Claro, os benefícios do orégano acima são suportados por vários tipos de nutrientes incríveis que são bons para a saúde. Em uma colher de chá de orégano, você pode obter os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 2,7
  • Carboidratos: 0,7 gramas
  • Fibra: 0,4 grama
  • Cálcio: 16 miligramas
  • Fósforo: 1,5 miligramas
  • Potássio: 12,6 miligramas
  • Vitamina B9 : 2,4 microgramas

Além disso, o orégano também contém várias moléculas antioxidantes, como triptofano, valina, arginina, vitamina C, vitamina A e vitamina E.

Dicas para adicionar orégano à comida

As folhas secas de orégano estão amplamente disponíveis e tendem a ser fáceis de encontrar. Essas folhas secas de orégano podem ser praticamente misturadas em vários alimentos, como:

  • Pizzas e massas
  • Comida assada
  • Saladas e preparações vegetais
  • Peixe
  • Comida apimentada
Existem riscos em consumir orégano?

Orégano é geralmente seguro para consumo. No entanto, se você for se submeter a uma cirurgia, é aconselhável não consumir orégano e seus derivados com duas semanas de antecedência.

Além disso, o orégano também corre o risco de interferir na absorção de certos nutrientes. Por exemplo, ferro, cobre e zinco. O orégano também tem sido associado à redução da pressão arterial e reações alérgicas. De forma mais completa, consumir orégano em excesso corre o risco de:

  • Mães grávidas e lactantes

Acredita-se que o consumo de orégano em excesso de uma quantidade razoável, por via oral ou adicionado à comida, está associado ao risco de aborto para mulheres grávidas. Enquanto isso, até agora não houve estudos que possam confirmar os efeitos colaterais de grandes quantidades de orégano em mães que amamentam.

  • Pacientes com distúrbios hemorrágicos

O orégano pode potencialmente piorar a condição de pacientes com distúrbios hemorrágicos.

  • Pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos

Para as pessoas que serão submetidas a um procedimento cirúrgico, é recomendado não consumir orégano pelo menos duas semanas antes da realização do procedimento médico. A razão, o orégano pode aumentar o risco de sangramento. Certifique-se de usar o orégano com moderação ao misturá-lo com vários alimentos. Se você acidentalmente adicionar muito orégano a um prato, siga estas dicas para usar orégano:

  • Cozinha os alimentos por mais tempo

O orégano é um aromatizante natural que liberará seu aroma e sabor de acordo com o tempo de cozimento. Quanto mais rápido você cozinhar o prato, mais forte será o aroma e o sabor do orégano e vice-versa. Cozinhar o prato por mais tempo tornará o sabor e o aroma do orégano menos perceptíveis.

  • Adicione doçura

A próxima dica para cozinhar com orégano é equilibrar pratos muito temperados com orégano com um sabor adocicado. Você pode adicionar açúcar ou mel ou outros ingredientes com sabor doce, como batatas.

Essas são as informações sobre o orégano como erva e aromatizante natural, junto com seus benefícios, riscos e dicas de culinária.


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