Saiba a diferença entre Pilates e Yoga antes de fazer uma escolha

Yoga e Pilates são duas formas de exercício que podem ser consideradas semelhantes quando vistas pelo tipo de movimento. A única diferença está no objetivo final, o yoga se concentra mais no treinamento da flexibilidade , na meditação e no gerenciamento do estresse, enquanto o Pilates se concentra mais no fortalecimento da resistência. Então, qual tipo de exercício é ideal para você?

Saiba a diferença entre yoga e pilates

Muitas pessoas estão começando a gostar de ioga e pilates, especialmente as mulheres como parte de seu estilo de vida saudável. Você também pode encontrar facilmente aulas de pilates e ioga em várias academias e centros de fitness

Yoga e Pilates são esportes de baixo impacto ou baixo impacto que têm risco mínimo de lesão. Mesmo assim, esses dois exercícios podem aumentar sua resistência e saúde geral do corpo, você sabe.

Antes de escolher o tipo de exercício que combina com você, você deve primeiro conhecer algumas das diferenças entre os exercícios de ioga e pilates para fazer uma escolha.

1. Origem

O Yoga originou-se e começou a se desenvolver há cerca de 5.000 anos na Índia. Este tipo de prática continuou a evoluir ao longo dos séculos e é influenciado por várias culturas. 

Enquanto isso, o pilates é uma versão contemporânea ou moderna da prática do yoga. Joseph Pilates, um atleta da Alemanha começou a desenvolver o esporte de Pilates por volta do século 20. Ele criou uma série de exercícios físicos como forma de reabilitação e fortalecimento, concentrando-se no controle dos músculos do núcleo postural.

2. Método de prática

Ambos os métodos de prática, tanto o yoga quanto o pilates, trazem a compreensão de que o corpo e a mente são duas coisas que estão relacionadas entre si.

O que faz a diferença é que o yoga adiciona um elemento, a alma. Explorar a alma e a espiritualidade ocupa uma parte significativa da prática geral do yoga, especialmente através da meditação.

Enquanto isso, o Pilates cria o princípio da relação entre corpo e mente e procura maneiras de como ambos podem ajudá-lo a se movimentar em sua vida diária.

3. Ferramentas

Basicamente, esses dois esportes exigem muito pouco equipamento. No mínimo, você só precisa de um tapete de yoga ( tapete de yoga ) que tenha a função de reduzir o risco de escorregar mãos e pés ao realizar vários movimentos no exercício.

Você pode precisar de dispositivos auxiliares ao fazer variações de movimentos de Pilates que são um pouco mais complicados do que ioga. Você pode usar equipamentos, como um ringue de pilates, uma bola de pilates , um bloco ou uma faixa de resistência que pode ser usada para praticar em casa ou na academia.

4. Técnica de respiração

Seja na ioga ou no pilates, os exercícios de respiração também são importantes para você prestar atenção. A razão, cada um desses esportes aplica uma técnica diferente.

Na prática, o yoga usa técnicas de respiração profunda. Alguns tipos de yoga geralmente usam a técnica de respiração ondulada. Citado no Yoga Journal é uma técnica de respiração por inalação e exalação pelo nariz, que pode fornecer energia e um efeito relaxante.

Entretanto, na prática de Pilates tende-se a fazer exercício respiratório como em geral, nomeadamente inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

5. O objetivo do exercício

Se o seu objetivo de se exercitar é “correr” em sua rotina diária para reorientar, escolha a ioga. Isso porque, a prática de ioga pode ter um efeito positivo no gerenciamento do estresse. Como resultado, o yoga pode ajudá-lo a alcançar e manter um equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Mas cabe ressaltar que a prática de yoga combina os movimentos e posturas que você precisa para a saúde geral e bem-estar, incluindo relaxamento, respiração e meditação para alcançar a calma e a paz espiritual.

Se sua prioridade é se recuperar de uma lesão ou fortalecer articulações fracas, o Pilates tem mais vantagens do que a ioga. Especialistas afirma  que o Pilates pode aumentar a força e a estabilidade do núcleo do corpo para restaurar a vitalidade do corpo após lesões nas articulações.

Os fisioterapeutas também usam o Pilates há anos para ajudar a gerenciar e curar lesões, fortalecendo os músculos que sustentam as articulações e para evitar possíveis lesões futuras.

Yoga ou Pilates, qual é mais indicado para você?

Tanto para atletas quanto para pessoas comuns, esses dois esportes podem trazer benefícios diferentes que são tão bons para o seu corpo quanto os seguintes.

A ioga é um exercício ideal se você prioriza o alongamento e a flexibilidade. Os benefícios do yoga através de movimentos de alongamento podem ajudar a controlar os músculos que se desgastam depois de usá-lo continuamente para atividades. As aulas de ioga podem variar de leves e relaxantes a transpiração intensa, dependendo da aula e do tipo de ioga que você está fazendo.

O Pilates é um exercício que fortalece as costas e a coluna, os braços, os quadris, a parte interna das coxas e barriga, enquanto desafia seu núcleo. Para um atleta, os benefícios do pilates também podem corrigir uma postura desequilibrada e treinar os movimentos do corpo para serem mais eficientes, reduzindo assim o risco de lesões.

Para as pessoas comuns, esses dois esportes podem ajudá-lo a perder peso se você fizer isso regularmente. Uma sessão de ioga de 60 minutos pode queimar cerca de 200 a 630 calorias, dependendo do tipo de ioga que você faz. Além disso, pilates por 60 minutos também pode queimar 270-460 calorias por sessão, dependendo do nível de dificuldade.

Então, qual é o melhor entre yoga e Pilates? A boa notícia é que você não precisa se preocupar muito em escolher entre esses dois esportes. Se você não sabe por onde começar, experimente ambos fazendo uma aula de teste e veja qual exercício funciona para você. Muitas pessoas até fazem ioga e pilates juntas para se beneficiar desses dois exercícios.

No entanto, se você tem um objetivo específico, concentre sua prática em apenas uma prática para que você possa tirar o máximo proveito dela. Consulte também seu médico ou instrutor se estiver fazendo exercícios para se recuperar de certas lesões ou condições médicas.


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