Saiba quais são as lesões mais comuns ao correr e como tratá-las

A corrida é um dos esportes mais fáceis de fazer. No entanto, essa atividade também é a causa mais comum de lesão no pé. Sejam corredores experientes ou iniciantes, lesões ainda podem ocorrer durante a corrida. Aqui estão alguns tipos de lesões durante a corrida e como tratá-las que você precisa saber.

Diferentes tipos de lesões em corrida e seu tratamento

A corrida é um exercício aeróbico que estimula a respiração e a frequência cardíaca. Essa atividade também é saudável para o coração e os vasos sanguíneos, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, conforme afirma a revista publicada pela American Heart Association .

As lesões de corrida podem ocorrer em várias partes do pé, geralmente causadas por pressão excessiva durante a corrida. Essa lesão pode afetar qualquer pessoa, desde corredores experientes que se esforçam demais ou iniciantes cujos músculos não estão acostumados a correr.

Reconhecer os tipos, sintomas e causas das lesões durante a corrida certamente tornará mais fácil para você tomar as medidas corretas de tratamento, para que você possa se recuperar rapidamente e correr novamente.

Aqui estão os tipos mais comuns de lesões em corrida e como tratá-las.

1. Lesão no joelho

Lesões no joelho, também conhecidas como joelho do corredor , são lesões que ocorrem quando há um deslocamento no osso ao redor do osso do joelho. Esta condição ocorre quando a cartilagem do joelho perde sua força. Alguns movimentos durante a corrida que envolvem o joelho podem causar um deslocamento, causando dor.

Se você sentir dor ao redor do joelho depois de correr, trate a lesão imediatamente alongando e usando uma toalha várias vezes ao dia com compressas de gelo . Além disso, evite correr enquanto ainda sentir dor.

Se a condição do joelho não melhorar ou piorar em mais de uma semana, você precisará de mais exames ao médico.

2. Plantar fasciitis

A fascite plantar é a dor na sola do pé devido a inflamação ou inflamação. Essa lesão geralmente ocorre se você corre frequentemente em uma superfície irregular. A parte da sola do pé que recebe pressão da superfície devido ao sapato ser incapaz de absorver a pressão é a causa dessa condição.

Para reduzir a dor, massageie as solas dos pés pisando e rolando uma bola de tênis na posição sentada. Você também precisa descansar os pés para se recuperar, para que a lesão não volte.

3. Síndrome da banda iliotibial (ITBS)

Esse tipo de lesão na corrida geralmente é sentida como uma sensação dolorosa no tendão que conecta o fêmur (ílio) e o osso abaixo do joelho (tíbia). Tal como acontece com outras lesões do tendão, esta condição é causada por inflamação devido a mover o pé muito rápido, correr muito ou a condição dos ossos e músculos da coxa serem muito fracos.

O relaxamento dos tendões ao longo do fêmur e da canela é necessário para aliviar a pressão. Use uma bolsa de gelo para relaxar os tendões mais rapidamente. O fortalecimento dos músculos e o aquecimento antes da corrida serão úteis para evitar que a dor volte.

4. Tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles é uma lesão no músculo de conexão na parte de trás da perna (tendão). Essas lesões geralmente são acompanhadas de inflamação que causa dor e enrijecimento dos tendões. Movimentos repetitivos de puxar, como quando você corre longas distâncias, também podem causar lesões nos tendões.

O tratamento mais adequado para esta lesão da corrida é descansar o pé e evitar colocar muita pressão nos tendões. Relaxe massageando suavemente a área lesionada e comprimindo com gelo.

Se houver um aumento súbito da dor acompanhado de inchaço mais grave, consulte o seu médico imediatamente. Isso pode ser um sinal de que a inflamação do tendão está piorando.

5. Tala nas canelas (lesão na canela)

Shin split ou shinbone (tíbia) lesão é caracterizada por dor e inchaço abaixo do joelho na frente e atrás da perna. A dor pode variar devido a lesão no osso, músculo ou ambos. Geralmente, essas lesões são causadas por ossos que recebem muita pressão quando você corre por muito tempo ou por longas distâncias.

Essas lesões tendem a ser difíceis de curar e levam muito tempo para se recuperar completamente. Você pode sentir a sensação de dor que volta mais tarde. Para o primeiro passo na cura, tente descansar o pé se tiver uma lesão. Mas se melhorar, reduza a intensidade da corrida e volte a aumentar gradualmente.

Esse problema também pode ocorrer porque você escolheu os tênis de corrida errados . Se você ainda sentir dor após o repouso ou a dor voltar, consulte seu médico imediatamente.

6. Blister (empréstimo)

Além de lesões nos músculos e ossos, a superfície da pele dos pés também pode sofrer lesões com sintomas na forma de bolhas na pele cheias de líquido. Bolha ou elástico ocorre devido ao atrito entre a superfície interna do sapato e a pele.

Embora tendam a ser leves, evite estourar bolhas acidentalmente. Isso ocorre porque a descamação da pele causará lesões. Para corrigir isso, basta deixá-lo em paz e dentro de alguns dias a bolha desaparecerá sozinha. Em seguida, evite usar sapatos sem meias ou sapatos muito estreitos.

Como evitar lesões durante a corrida?

Em geral, as lesões na corrida estão relacionadas à capacidade das pernas que não são muito fortes e à atividade muscular repetitiva durante a corrida. O relaxamento e o uso de compressas de gelo nos pés são os primeiros socorros para lidar com lesões.

Você pode evitar lesões ao correr fazendo e prestando atenção às seguintes coisas.

  • Preste atenção à intensidade da corrida e não force demais se começar a sentir dores consistentes nos músculos e articulações das pernas.
  • Faça um plano de corrida de acordo com seu nível de condicionamento físico , você deve fazê-lo gradualmente, tanto em termos de distância quanto de tempo.
  • Aqueça e estique bem, especialmente as panturrilhas, isquiotibiais, quadríceps e virilha antes de correr.
  • Adicione uma variedade de outras atividades físicas, como treinamento de força muscular , musculação e outros exercícios aeróbicos.
  • Use roupas leves e um chapéu para se proteger do sol.
  • Escolha tênis de corrida que se ajustem ao formato do seu pé, para reduzir a pressão e manter os pés estáveis ​​durante a corrida.
  • Execute uma rota segura, como fazê-lo em um dia ensolarado e evitar tráfego intenso.
  • Certifique -se de beber água suficiente para evitar a desidratação durante sua rotina de corrida.

Mesmo se você for cuidadoso, ainda é possível se machucar durante a corrida. Para começar, você pode primeiro dar um passeio para preparar seu corpo. Faça isso gradualmente e não se esforce muito.

Consulte também seu médico sobre certos problemas de saúde que você está enfrentando, se quiser adicionar a corrida à sua rotina diária.


COMPARTILHAR