Siga essas dicas para uma noite de sono melhor

Uma noite mal dormida é um problema bastante comum. Mas, existem várias maneiras de ter uma boa noite de sono que você pode tentar para melhorar a qualidade do sono. Não só melhora a qualidade do sono, mas um bom sono também é bom para a saúde física e mental.

Estudos revelaram que a falta de sono ou o sono ruim podem causar uma diminuição no poder de pensamento de uma pessoa, no nível de concentração e na capacidade de trabalhar.

Além disso, se não for tratada, a privação do sono pode aumentar o risco de ataque cardíaco , obesidade, diabetes e câncer. Por isso, é necessário encontrar uma forma de ter uma boa noite de sono e qualidade. Se você também encontra dificuldade para uma noite tranquila, siga essas dicas para uma noite de sono melhor

Causas da dificuldade para dormir

Se você não dorme bem ou tem problemas para dormir por muito tempo, é aconselhável consultar um médico para que seja feito um exame e a causa seja conhecida.

Assim, sugerimos a seguir estão algumas das coisas que podem ser a causa da dificuldade para dormir ou não dormir bem:

Estresse

O estresse é a resposta do corpo aos problemas que ocorrem na vida cotidiana. Esta condição pode afetar o corpo como um todo, tanto fisicamente, no sentido emocional. O estresse severo pode fazer você se sentir ansioso e inquieto, então você não consegue dormir bem.

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Ao chegar na idade de 60 anos, muitas pessoas fazem mudanças nos padrões de sono. Um estudo também revelou que pessoas com 60 anos ou mais terão dificuldade para dormir bem e muitas vezes acordarão à noite.

Efeito químico

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e que possuem cafeína e o hábito de fumar podem prejudicar a qualidade do sono. Isso pode fazer com que o corpo não se sinta revigorado ao acordar e até causar dores de cabeça e sudorese excessiva.

Ritmo do sono

Os humanos têm uma espécie de ‘alarme corporal’ chamado ritmo circadiano. Este ritmo está relacionado com o ciclo do sono. Quanto mais regular e estável for a sua hora de dormir todos os dias, mais qualidade será o seu sono. Os ritmos circadianos também podem ser alterados por exercícios, cochilos e exposição à luz.

Certas condições médicas

Existem também muitas condições médicas que podem causar distúrbios do sono. Várias condições médicas podem causar problemas para dormir, como doença do refluxo ácido, asma, dor crônica e depressão .

Várias maneiras de dormir bem à noite

Mas, para ter uma boa noite de sono e qualidade, existem vários passos que pode seguir, nomeadamente:

1. B superar a hora da soneca

Cochilos são conhecidos por serem bons para o corpo. No entanto, não tire uma soneca muito longa, pois pode ser a causa da dificuldade para dormir à noite. Portanto, é recomendável que você limite o tempo da soneca a não mais que 20 minutos.

Se quiser evitar cochilos, você pode fazer outras atividades relaxantes, como caminhar, beber bebidas geladas ou conversar com a família.

 2.  Evite exercícios puxados e cansativos antes de dormir

O exercício pode produzir um efeito cansado que faz você adormecer facilmente. No entanto, essa atividade também pode produzir um novo efeito que realmente deixa o corpo mais desperto.

Para aqueles que têm dificuldade para dormir após o exercício, é recomendável substituí-lo por relaxamento calmante, como fazer ioga , ler um livro, tomar um banho quente ou ouvir música.

Para aqueles que são casados, fazer sexo pode ser uma alternativa para lidar com a insônia. Ao contrário do exercício extenuante, a atividade sexual pode deixar o corpo mais relaxado e provocar sonolência.

 3.  Evite refeições pesadas antes de dormir

Comida pesada fará com que o sistema digestivo trabalhe mais, por isso pode interferir no seu sono. Se você sentir fome à noite, lide com isso comendo lanches, como biscoitos, cereais ou leite. Além disso, limite o tempo para comer, pelo menos uma hora antes de dormir.

4. Evite tomar café ou fumar antes de dormir

O café contém cafeína, o que pode dificultar o sono. Mesmo que você seja forçado a dormir, você pode acordar várias vezes durante a noite. Isso faz com que a qualidade do sono diminua e reduza o tempo de sono.

5. Evite usar aparelhos eletrônicos ou gadgets antes de dormir

Evite trabalhar na cama para que sua mente possa ficar mais relaxada. Você também é aconselhado a ‘esquecer’ por um momento vários pensamentos que têm a ver com trabalho, prazos ou exames. Além disso, evite usar aparelhos eletrônicos, como TVs e celulares, antes de ir para a cama. Outra dica para dormir mais profundamente é  desligar a luz noturna do quarto ao ir para a cama.

Além das várias formas acima, também é aconselhável fazer um horário de sono e uma delas é o  sono bifásico . Tenha o hábito de dormir regularmente, mesmo nos fins de semana.

Um horário regular de sono irá ajudá-lo a dormir bem. Mas, não se esqueça de tornar o ambiente do quarto o mais confortável possível para que seu sono seja de maior qualidade.

O sono de boa qualidade é uma maneira de manter o corpo saudável. Mas além disso, o sono também pode aumentar a resistência, manter o humor e manter a mente longe do estresse.

Portanto, dormir bem é muito importante para a saúde física e mental. Há muitas maneiras de obter uma boa noite de sono que podem ser aplicadas. Mas, se as etapas acima foram tomadas, mas você ainda está tendo problemas para dormir bem, consulte um médico para que seja realizado o tratamento adequado.


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