Teor de açúcar na fruta, quais são os efeitos na saúde?

O açúcar pode ter uma má reputação porque está associado ao risco de diabetes , obesidade e câncer. No entanto, e quanto ao teor de açúcar nas frutas? Teor de açúcar na fruta, quais são os efeitos na saúde?

Descubra se o consumo de frutas em grandes quantidades tem um impacto negativo no corpo na revisão a seguir.

O açúcar da fruta faz mal à saúde?

As frutas contêm açúcar natural na forma de frutose . A frutose é um tipo de carboidrato.

No entanto, em contraste com outros tipos de carboidratos, como sacarose e glicose, a frutose tem um sabor mais doce.

Por causa desse sabor doce, a frutose na forma de xarope de milho rico em frutose é amplamente utilizada como adoçante em alimentos e bebidas.

No entanto, a frutose na fruta é certamente diferente dos adoçantes do xarope de milho rico em frutose .

De acordo com a Clínica Mayo , a fruta média contém cerca de 15 gramas de açúcar natural na forma de frutose. Este número contribui apenas com algumas calorias para o seu corpo.

Enquanto isso, bebidas ou alimentos contendo xarope de milho com alto teor de frutose geralmente são muito ricos em calorias.

Uma garrafa de refrigerante pode conter cerca de 225 kcal e não contém nutrientes essenciais para o organismo.

A frutose também não causa picos repentinos de açúcar no sangue. Isso ocorre porque o corpo digere a frutose mais lentamente do que a sacarose (o principal conteúdo de açúcar ).

Assim, o consumo de açúcar em frutas não causa efeitos ruins como o consumo de açúcar em alimentos doces.

As frutas obviamente têm um efeito diferente dos bolos, pães, biscoitos, xaropes, bebidas embaladas e outros alimentos doces.

Diabéticos podem comer frutas doces?

Muitas pessoas pensam que as pessoas com diabetes não devem comer todos os alimentos doces, incluindo frutas com sabor doce. Isso, obviamente, limita a ingestão de frutas para pessoas com diabetes .

Na verdade, a maioria das frutas tem um índice glicêmico (IG) baixo a moderado . O índice glicêmico determina a rapidez com que um alimento aumenta o açúcar no sangue.

Com um IG baixo a médio, a fruta não aumenta o açúcar no sangue. Isso ocorre porque a fruta contém não apenas açúcar, mas também fibra quando consumida inteira e não em suco.

A fibra retarda a liberação de açúcar no sangue para que o açúcar no sangue não aumente drasticamente depois de comer frutas.

Comparado ao açúcar em outros tipos de alimentos, o açúcar das frutas pode ser uma fonte saudável de açúcar para diabetes . Com uma nota que você consome em porções razoáveis ​​e não excessivas.

Pessoas com diabetes também podem comer quase qualquer tipo de fruta. No entanto, se você quiser comer frutas que contenham muito açúcar, ainda limite a porção.

Lista de frutas com alto teor de açúcar e baixo teor de açúcar

Cada fruta tem um teor de açúcar diferente. Em geral, os seguintes são exemplos de frutas com maior e menor teor de açúcar.

1. Frutas ricas em açúcar

O alto teor de açúcar em um tipo de fruta não faz mal à saúde.

No entanto, pessoas com diabetes devem limitar o consumo dessas frutas para manter o açúcar no sangue sob controle.

Exemplos de frutas com alto teor de açúcar incluem:

  • manga,
  • vinho,
  • pera,
  • cereja,
  • maçã ,
  • abacaxi,
  • kiwi,
  • banana, dan
  • Melancia.

2. As frutas são pobres em açúcar

Frutas com baixo teor de açúcar contêm menos frutose do que frutas com alto teor de açúcar.

Assim, as pessoas com diabetes também podem comer essas frutas em maior quantidade sem se preocupar com um aumento drástico do açúcar no sangue .

Você pode encontrar baixo teor de açúcar em tipos de frutas como:

  • abacate,
  • framboesas ,
  • goiaba,
  • papaia ,
  • Pomelo,
  • melão laranja e
  • morango.

Em vários tipos de frutas continha açúcar na forma de frutose. Este açúcar natural não é ruim para a saúde.

No entanto, as pessoas com diabetes ainda precisam limitar o consumo de frutas que contêm alto teor de açúcar.

Como qualquer outro alimento, consumir grandes quantidades de frutas aumentará sua ingestão de calorias. No entanto, é realmente muito difícil alguém poder consumir frutas em excesso.

Mais uma coisa que você precisa priorizar é escolher frutas frescas e inteiras. Frutas inteiras são melhores que sucos de frutas ou frutas enlatadas porque o teor de fibras é mais completo.


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