Tipos de pães saudáveis para substituir o pão branco

Muitas pessoas gostam de pão porque é considerado prático, saciante e nutritivo. Existem dezenas de tipos de pão que podem ser consumidos.

Certos tipos de pão podem ser ricos em fibras, vitaminas e minerais. Enquanto outros tipos são feitos de grãos refinados e oferecem poucos nutrientes. Conhecer o melhor tipo de pão é muito importante.

O pão feito de carboidratos refinados é um tipo de pão que precisa ser reduzido no consumo. Um exemplo de pão feito de carboidratos refinados é o pão branco. Este tipo de pão é conhecido como pão que tem pouca nutrição.

Felizmente, existem muitos tipos de pão que podem substituir o pão branco. Este tipo de pão é mais saudável e contém mais nutrientes. Aqui estão 9 tipos de pães saudáveis para substituir o pão branco, resumidos por Liputan6.com de várias fontes, quarta-feira (11/04/2020).

Pão de fermento

O pão de fermento é feito fermentando a massa usando lactobacilos e fermento natural. O ácido lático produzido pelos lactobacilos proporciona um sabor mais azedo e melhora a qualidade do armazenamento.

O fermento é uma alternativa mais saudável ao pão branco ou integral. Apesar de ter nutrientes comparáveis, o nível mais baixo de fitato do fermento o torna mais digerível e nutritivo.

O pão de fermento é considerado de baixo índice glicêmico (IG). Isso ocorre porque as bactérias no fermento podem ajudar a reduzir a taxa na qual o amido é digerido, tornando este pão menos propenso a causar grandes picos de açúcar no sangue.

A massa pode ser feita com farinha de trigo integral e farinha branca. Embora cada um forneça benefícios associados à fermentação, o fermento de trigo integral tem mais fibras, ferro e outros nutrientes.

Pão germinado

O pão germinado é feito de grãos que começam a germinar devido ao calor e à umidade. O processo de germinação mostrou aumentar a quantidade e a disponibilidade de certos nutrientes.

Um estudo descobriu que o pão feito com 50% de farinha de trigo germinada tinha mais de 3 vezes mais folato, uma vitamina essencial para converter alimentos em energia. Além disso, esse processo quebra parte do amido do grão e reduz o teor de carboidratos.

Portanto, os grãos germinados não aumentam o açúcar no sangue tanto quanto outros grãos, tornando-os boas escolhas para pessoas com diabetes. Além disso, a maioria dos pães germinados são ricos em fibras e proteínas. Por causa disso, eles são mais recheados do que os pães mais processados.

Pão 100% integral

Os grãos integrais mantêm todos os grãos intactos, incluindo a epiderme, o endosperma e o farelo. O farelo, que é a camada externa resistente, é rico em fibras. Pães integrais contêm proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos.

Os grãos integrais são mais ricos em fibras e considerados mais nutritivos do que os grãos refinados que foram processados ​​para remover o farelo e a casca. Os grãos integrais têm sido associados a muitos benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

No entanto, é importante notar que muitos fabricantes rotulam o pão como “grão integral” para torná-lo mais saudável, embora consista principalmente de farinha refinada. Escolha o pão que é realmente feito de 100% de trigo integral sem adição de açúcar ou óleo vegetal.

Pão de aveia

O pão de aveia geralmente é feito de uma combinação de trigo, farinha de trigo, fermento, água e sal. Como a aveia é altamente nutritiva e associada a vários benefícios à saúde, o pão de aveia pode ser uma escolha saudável.

Em particular, a aveia é rica em fibras e nutrientes benéficos, incluindo magnésio, vitamina B1 (tiamina), ferro e zinco. A fibra da aveia, conhecida como beta-glucana, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, regular o açúcar no sangue e diminuir a pressão alta.

No entanto, só porque o pão é rotulado como “aveia” ou “aveia” não significa que seja saudável. Alguns pães de aveia têm muito pouca aveia e são feitos principalmente de farinha refinada, adição de açúcar e óleo.

Para encontrar um pão de aveia mais nutritivo, procure um que liste aveia e farinha de trigo integral como os dois primeiros ingredientes.

Pão de Linhaça

Pão de linhaça ou pão de linhaça é feito de farinha de trigo e linhaça ou linhaça. Este pão é um dos pães mais saudáveis ​​que você pode comer. Isso ocorre porque as sementes de linhaça são altamente nutritivas e oferecem vários benefícios à saúde.

Em particular, a linhaça é uma excelente fonte de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 encontrado em alimentos vegetais. Além disso, as sementes de linhaça têm compostos chamados lignanas que podem atuar como antioxidantes no corpo e podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer.

Pão de centeio

Pão de centeio ou pão de centeio é feito de farinha de centeio. O centeio é muito semelhante ao trigo, mas geralmente é mais escuro e mais denso.

Quando comparado ao trigo normal, o centeio é frequentemente considerado mais nutritivo. De fato, pesquisas mostram que o pão de centeio pode causar uma sensação maior de saciedade e tem um impacto menor no açúcar no sangue do que o pão integral normal.

Pão de arroz integral

O pão de arroz integral é uma boa opção para o café da manhã. Este pão é sem glúten e carregado com fibras, proteínas, tiamina, cálcio, magnésio e potássio. pode ser uma boa alternativa ao pão branco.

Pão multigrão

Assim como os grãos integrais, o pão multigrãos é um tipo de pão saudável. Multigrain significa que um alimento contém mais de um tipo de grão, embora nem todos sejam grãos integrais. Tipos de pão multigrãos podem ser feitos a partir de uma mistura de grãos integrais, arroz integral, centeio, linhaça e outros grãos.

O pão multigrãos tem muitas vantagens nutricionais sobre o pão branco, especialmente se for feito 100% de grãos integrais. Os grãos integrais são ricos em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B e fornecem carboidratos complexos que ajudam o corpo a se sentir satisfeito.

Pão sem glúten

O pão sem glúten é feito sem grãos de glúten, como trigo, centeio ou cevada. Eles são uma escolha segura para pessoas que precisam evitar o glúten, como aqueles com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Os ingredientes exatos para o pão sem glúten dependem do tipo, mas geralmente são feitos de uma mistura de farinha sem glúten, como arroz integral, amêndoa, coco, tapioca, batata ou farinha de milho.


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